Elmano sobre empate com Ciro em pesquisa: "Os números que vão importar são os da eleição"
Petista lidera numericamente, mas aparece empatado dentro da margem de erro com Ciro Gomes em levantamento da Real Time Big Data
15:46 | Out. 06, 2025
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou no domingo, 5, que "os números que vão importar são os da eleição", ao comentar o resultado da pesquisa Real Time Big Data, divulgada no último dia 29, que mostra empate técnico entre ele e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) na corrida eleitoral para o Governo do Estado em 2026.
Elmano disse que recebeu o resultado com a "certeza" de que quem está governando "tem que se preocupar em governar e trabalhar" antes de discutir questões eleitorais. "Eu penso que os números que vão importar são os da eleição. Agora só serve para gente ter mais ânimo para trabalhar mais", afirmou o governador.
"A minha preocupação agora é governar e entregar o que eu me comprometi com o povo cearense, porque é lá na frente que o povo vai fazer a avaliação e a eleição", destacou durante evento de requalificação do Farol do Mucuripe, em Fortaleza.
Leia mais
Cenários
No cenário da pesquisa que inclui o senador Eduardo Girão (Novo) entre os candidatos, Elmano aparece com 38% das intenções de voto, enquanto Ciro tem 37%, configurando empate técnico dentro da margem de erro, de três pontos percentuais.
Sem Girão na disputa, o ex-ministro pontua 43%, e o petista, 42%. O resultado representa empate técnico dentro da margem de erro e indica que a disputa entre grupos do PT e ala da oposição ligada a Ciro segue acirrada no Estado.
Ao todo foram entrevistadas 1.200 pessoas, entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi feito de forma estimulada.
Nos quatro cenários testados, o governador apresenta o melhor desempenho quando a oposição aparece dividida. Nesse caso, Elmano lidera com 38%, seguido por Roberto Cláudio (sem partido) com 22%, Capitão Wagner (União Brasil) com 17%, e Eduardo Girão com 12%.
Em um cenário sem o presidente estadual do União Brasil, Elmano registra 41%, enquanto RC e Girão alcançam 27% e 16%, respectivamente.