Lula reafirma disposição para conversa após fala de Trump: 'Sempre estivemos abertos ao diálogo'
Declaração ocorreu horas após o presidente dos EUA afirmar que pode conversar com Lula em qualquer momento que o brasileiro quiser
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou na noite desta sexta-feira, 1º, em uma publicação nas redes sociais, que segue aberto ao diálogo com os Estados Unidos.

"Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano", escreveu Lula.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A declaração ocorre horas após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que pode conversar com Lula em qualquer momento que o brasileiro quiser.
"Ele pode falar comigo quando quiser", disse Trump em resposta à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, sobre a possibilidade de diálogo com Lula.
Em outro momento, Trump afirmou que "ama o povo do Brasil", mas não antecipou qualquer mudança. "Vamos ver o que acontece".
Ao ser indagado sobre o fato de as tarifas não parecerem ter ligação com questões comerciais, o presidente dos EUA disse que "as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada".
Veja na íntegra publicação de Lula
Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano.
— Lula (@LulaOficial) August 1, 2025
Com Agência Brasil