AO VIVO: Terremoto provoca tsunami na Rússia e no Japão; Zambelli presa; tarifaço de Trump avança

AO VIVO: Terremoto provoca tsunami na Rússia e no Japão; Zambelli presa; tarifaço de Trump avança

Na Rússia, um tsunami foi observado na costa de Kamtchatka. Ondas de até 4 metros foram registradas

Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta quarta-feira, 30, repercute o terremoto de magnitude 8,8 que provocou um tsunami na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, na manhã de quarta-feira, 30, pelo horário local — noite de terça-feira, 29, no Brasil.

O terremoto foi também registrado no Japão e no Havaí. Após o registro do fenômeno, autoridades emitiram alertas para o risco de tsunamis, que ocorreram na Rússia e no Japão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na Rússia, um tsunami foi observado na costa de Kamtchatka. Ondas de até 4 metros foram registradas. Já no Japão, Hokkaido registrou um tsunami. A TV estatal japonesa disse que o fenômeno chegou ao norte do país, mas com ondas abaixo de 1 metro. 

O epicentro do terremto foi no mar, a cerca de 100 quilômetros da costa Kamchatka. A região da Península abriga comunidades, além de formações vulcânicas que são ativas e está sujeita a terremotos e atividade sísmica intensa.

Assista ao vivo

 

Carla Zambelli é presa

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e foragida há dois meses, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nessa terça-feira, 29. A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério da Justiça.

A parlamentar foi condenada pelo STF por articular com um hacker a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

A Primeira Turma do Supremo estabeleceu pena de dez anos de prisão após julgamento realizado em maio deste ano, em regime inicial fechado. Depois da condenação, em junho, Zambelli fugiu para o exterior.

Tarifaço de Trump avança

A poucos dias para a implementação da taxa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que valerá a partir de 1° de agosto, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, falou na possibilidade de tarifa zero para produtos agrícolas que os americanos não cultivam.

Em meio à aproximação da data em que deve iniciar a cobrança extra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende diálogo.

"Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil. E eu vou fazer aquilo que, no mundo civilizado, a gente faz. Tem divergência? Tem. Senta numa mesa, coloca a divergência de lado e vamos tentar resolver. E não de forma abrupta, individual, tomar a decisão de taxar em 50%", disse Lula.

A fala ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 28, na cerimônia de inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Parque Termelétrico do Açu, em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro.

Acompanhe

O programa O POVO News ocorre de segunda a sexta-feira em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.

  • Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas
  • Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar