ONU abre inscrições para bolsas de estudos sobre Oceano e Direito do Mar

Programa oferece capacitação em Nova Iorque e visa fortalecer políticas oceânicas; prazo vai até 14 de setembro de 2025

06:00 | Jul. 30, 2025

Por: Bianca Mota
ONU abre inscrições para bolsas de estudos sobre direito do mar. (foto: Palácio do Planalto / Alan Santos/PR)

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Fundação Nippon, do Japão, abriram convocatória para a edição de 2026 do Programa de Bolsas de Estudos sobre Oceano e Direito do Mar. A iniciativa é voltada a profissionais e servidores públicos de países em desenvolvimento e que atuam diretamente com políticas ligadas à proteção do oceano, gestão costeira e aplicação do direito do mar.

O programa tem como principal objetivo fortalecer a capacidade técnica dos participantes, oferecendo subsídios para que atuem como agentes estratégicos em seus países. Os selecionados passarão por um período de treinamento intensivo, de três meses, na Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito do Mar da ONU (UNDOALOS), com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Capacitação internacional

Durante o treinamento, os bolsistas receberão formação especializada para apoiar seus países na implementação da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS) e de instrumentos jurídicos complementares.

O programa também estimula a formulação de políticas integradas de gestão oceânica e o alinhamento das estratégias nacionais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), especialmente ao ODS 14 — “Vida na Água”.

As bolsas são integralmente financiadas e representam uma oportunidade de networking e aperfeiçoamento profissional no cenário multilateral. As candidaturas devem ser enviadas até o dia 14 de setembro de 2025. Mais informações estão disponíveis no site da ONU Brasil.

Critérios de elegibilidade:

Para se candidatar, é necessário:

  • Ter entre 25 e 45 anos;
  • Possuir pelo menos um diploma universitário (graduação ou equivalente);
  • Demonstrar capacidade para realizar pesquisas e estudos acadêmicos avançados;
  • Ser natural de um país em desenvolvimento.
  • Ser funcionário público ou profissional de nível intermediário que trabalhe diretamente com assuntos relacionados a: Implementação da UNCLOS e de instrumentos correlatos; Implementação da Agenda 2030, especialmente o ODS 14; Estabelecimento de zonas marítimas e delimitação de fronteiras marítimas; Desenvolvimento sustentável dos oceanos e mares; Políticas oceânicas nacionais e/ou regionais; Gestão da zona costeira; Conservação e gestão de recursos marinhos vivos; Transporte e navegação marítima; Segurança marítima; Proteção e preservação do meio ambiente marinho; Ciências marinhas.

Processo de inscrição:

Os(as) candidatos(as) devem preencher o pacote de inscrição disponível no site do programa, utilizando o botão "APPLY NOW".

Acompanhe as últimas notícias no O POVO News:

Assista também clicando aqui.