Carla Zambelli é presa na Itália, informa Ministério da Justiça
Zambelli está na Itália há quase dois meses, na tentativa de evitar o cumprimento de sua pena no Brasil. Ela foi condenada pelo Supremo
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália, confirmaram Polícia Federal e Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil.
O deputado italiano Angelo Bonelli, no X (antigo Twitter), informou que forneceu à polícia italiana o endereço onde ela se encontrava. Os policiais, segundo ele, fizeram a identificação da parlamentar.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Carla #Zambelli e’ in una casa a Roma. Ho comunicato alla polizia l’indirizzo ed in questo momento la polizia ha identificato Zambelli.
— Angelo Bonelli (@AngeloBonelli1) July 29, 2025
Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia, neste momento a polizia esta identificando Zambelli. pic.twitter.com/UWDg3j7Hen
Zambelli está na Itália há quase dois meses, na tentativa de evitar o cumprimento de sua pena no Brasil. A parlamentar foi condenada em maio a 10 anos de prisão e perda do mandato, acusada de ser mentora intelectual da invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo de emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
Dias após a condenação, a deputada pediu licença médica para tratamento nos Estados Unidos, de onde participou de live anunciando que não voltaria ao Brasil.
O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu à Itália a extradição dela, para o cumprimento de pena no Brasil. Por isso, a polícia italiana cumpriu a prisão, em cooperação com a Polícia Federal do Brasil.
A deputada disse acreditar ser "intocável" na Itália, país onde tem cidadania, e está foragida desde que foi incluída na relação de "difusão vermelha" da Interpol, o rol de foragidos internacionais, início de junho.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente