Ex-deputado Leonardo Araújo desiste de candidatura à Assembleia em 2026
Araújo atribuiu a desistência a questões familiares e reforçou que seguirá as diretrizes do senador Cid Gomes (PSB) em 2026. Ex-parlamentar foi candidato a prefeito de Palmácia no ano passado, mas não se elegeu
15:03 | Jul. 29, 2025
O ex-deputado estadual Leonardo Araújo (PSB) anunciou que não será candidato a cargo eletivos no pleito do ano que vem. O motivo da desistência e do afastamento provisório de disputas eleitorais se deve a questões familiares. Araújo deve acompanhar a filha, que irá cursar Medicina, em São Paulo. O político era cotado para disputar novamente vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Em pronunciamento nas redes sociais, na última semana, Leonardo afirmou que sua esposa, Ana Paula Araújo, que ocupava o cargo de secretária especial de Assuntos Federativos do Governo do Estado do Ceará, irá morar com a filha do casal em São Paulo e ele precisará se dedicar a família, abdicando de concorrer a deputado. Leonardo foi candidato a prefeito de Palmácia no ano passado, mas não se elegeu.
"Assim sendo, não terei condição de dar assistência ao povo que acredita em mim. Por isso, quero dizer a vocês que estou abdicando do meu sonho pessoal para investir no sonho da minha filha. E por esse motivo, de foro íntimo, eu não serei candidato em 2026", disse.
Leia mais
O ex-parlamentar reforçou, porém, que não se afastará da política e continuará seguindo as diretrizes do senador Cid Gomes (PSB). Além disse, informou que apoiará os irmãos Elizeu Monteiro (PSB) e Robério Monteiro (PSB) para deputado estadual e deputado federal, respectivamente.
"O Ceará não irá perder o Leonardo Araújo. É só um momento. Não estou fora do Ceará e não estou fora da política, apenas preciso de um momento pessoal para a família", completou.
Deputado estadual por dois mandatos (2014 e 2018) e mais recentemente foi secretário especial de Assuntos Federativos na gestão do governador Elmano de Freitas (PT).