O POVO News: Moraes prepara decisão sobre Bolsonaro; Flávio pede o impeachment de Moraes
Moraes pode decidir hoje sobre o futuro de Bolsonaro; crise interna no PL e tensões com Trump aquecem o debate político no Brasil
O programa O POVO News desta quarta-feira, 23, apresentado pelo jornalista Marcos Tardin, traz os principais desdobramentos da cena política brasileira e internacional. Em destaque, o programa repercute a expectativa pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe. A deliberação pode ocorrer ainda hoje e promete repercutir entre aliados e opositores do ex-presidente.
A edição também repercute as declarações do ex-ministro do STF, Marco Aurélio Mello, que fez críticas à da Suprema Corte pelo que chamou de "censura" a Bolsonaro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Assista ao programa clicando aqui ou no player abaixo:
Além disso, entre os temas do programa, está o recuo do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que desistiu de nomear Eduardo Bolsonaro para um cargo como secretário de estado no governo estadual. Aliados do filho 03 do ex-presidente vinham pressionando o governador, que considerava a ação para ter apoio nas eleições de 2026.
O deputado federal Evair de Mello (PL-ES) será um dos entrevistados, falando sobre o pedido para que Eduardo Bolsonaro possa exercer mandato mesmo estando nos Estados Unidos.
No cenário internacional, senadores brasileiros se reúnem com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, antes de sua viagem oficial aos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o Brasil fez críticas diretas sobre as tarifas impostas pelo governo Trump como forma de ameaça e coerção, além de movimentos que atentam contra a soberania nacional durante Organização Mundial do Comércio nesta quarta-feira, 23.
Com as falas, sem citar diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o país recebeu apoio de outros 40, entre eles do Brics, UE e Canadá.
A programação ainda inclui o crescimento da mobilização da oposição, que convocou atos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Moraes, além do mal-estar interno no PL causado pelo uso da bandeira de Trump por Eduardo Bolsonaro.
Também serão abordadas no programa notícias como a redução no número de beneficiários do Bolsa Família, que atinge o menor patamar em três anos, e o início do pagamento do reembolso do INSS, previsto para esta quinta-feira, 24.
O POVO News vai ao ar ao vivo, às 18h, no canal do YouTube do O POVO. Ative o lembrete e acompanhe as análises e bastidores da política com especialistas, repórteres e convidados.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente