O POVO News: Moraes pede explicações de Bolsonaro e ex-presidente corre risco de prisão
Crise entre Bolsonaro e aliados e STF se intensifica com novas medidas de Moraes
Com apresentação do jornalista Marcos Tardin, O POVO News desta terça-feira, 22, vai ao ar às 18h trazendo uma análise ao vivo dos principais acontecimentos da política brasileira e internacional. O programa destaca o prazo final concedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestar no inquérito que investiga tentativa de golpe. O limite expira às 21h de hoje.
Assista ao programa clicando aqui ou no player abaixo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além disso, novas medidas determinadas por Moraes incluem o bloqueio das contas bancárias do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL). O programa também repercute o posicionamento divergente do ministro Luiz Fux, que foi o único a votar contra as sanções impostas ao ex-presidente.
Ainda no campo político, o programa traz a informação de que Bolsonaro cancelou sua participação em atos da oposição marcados para ocorrer na Câmara dos Deputados. Em paralelo, líderes aliados buscam alternativas para manter a influência política do ex-presidente.
Entre essas manobras está a proposta do deputado federal Evair de Mello (PP-ES), que apresentou projeto para alterar o regimento interno da Câmara e prever que parlamentares executem seus mandatos de forma remota.
Outro destaque do dia é a decisão do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Comissão Mista de Orçamento, de proibir reuniões de comissões da Câmara. A medida gerou reação imediata de parlamentares bolsonaristas, que acusam Motta de tentar minar articulações da oposição.
Em entrevista ao programa, o advogado Antônio Celso Baeta Minhoto comenta os impactos das medidas judiciais sobre Bolsonaro e analisa a posição do ministro Fux. Já o deputado Evair de Mello fala sobre a estratégia do PL para manter Eduardo Bolsonaro ativo na política nacional, mesmo à distância.
No noticiário internacional, o O POVO News destaca a decisão do governo Donald Trump de retirar os Estados Unidos da Unesco, alegando combater uma suposta “agenda globalista”. A medida repercute entre aliados conservadores e reacende discussões sobre a política externa americana.
Com a participação do correspondente de Brasília João Paulo Biage e convidados especiais, o programa desta terça-feira analisa os efeitos políticos, jurídicos e institucionais da nova fase do embate entre Bolsonaro, o STF e o Congresso Nacional.