O POVO News: Climão entre Lula e Milei; Governo x Congresso tem ameaça de pautar anistia
Com tensão diplomática e pressão fiscal, O POVO News destaca visita de Lula à Cristina Kirchner, protestos, caso Juliana e votações no Congresso
Com apresentação de Marcos Tardin, o O POVO News desta quinta-feira, 3, traz os principais acontecimentos da política nacional, repercussões internacionais e fatos que movimentam o debate público. O programa começa com as atualizações sobre o jogador Diogo Jota, em meio às especulações sobre transferências no futebol europeu, além de informações sobre a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Argentina.
Assista ao programa clicando aqui ou no player abaixo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Lula chegou à capital argentina nesta quarta-feira, 2, para participar da Cúpula do Mercosul, que será presidida pelo presidente Milei.
No último dia 10 de junho, a Suprema Corte da Argentina manteve a sentença que condenou a ex-presidente a seis anos de prisão por corrupção. A decisão proíbe, ainda, que ela ocupe cargos públicos de forma vitalícia.
O cientista político Vladimir Feijó comenta os bastidores diplomáticos e o impacto político da viagem.
No estúdio, o advogado e comentarista Jorge Hélio analisa o contexto jurídico das articulações do governo, enquanto o deputado Mauro Filho (PDT-CE) discute os efeitos fiscais e políticos da tramitação de dois projetos que visam cortar benefícios fiscais no Congresso.
A programação também destaca que a Câmara dos Deputados pode votar o projeto da anistia política, antes do recesso parlamentar. O tema repercute em Brasília e movimenta o cenário pré-eleitoral.
Entre os temas sociais, o programa mostra que manifestantes invadiram uma agência bancária em protesto contra a proposta de taxação dos super-ricos. A medida, defendida pelo governo, enfrenta resistência em setores do Congresso.
Na área da saúde, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anuncia que o SUS oferecerá implantes contraceptivos a partir do segundo semestre de 2025. A medida busca ampliar o acesso a métodos contraceptivos no país.
Retomando a pauta esportiva, o atleta Hugo Calderano, principal nome do tênis de mesa brasileiro, é impedido de entrar nos Estados Unidos, e o caso levanta questionamentos sobre diplomacia esportiva e segurança internacional.
Ainda sobre o caso de Juliana Marins, o programa informa que o velório da brasileira será aberto ao público nesta sexta-feira. Amigos e familiares se organizam para prestar as últimas homenagens.
Nas redes sociais, o programa exibe repercussões no Twitter, com os comentários que mais movimentam os assuntos do dia. O editorial é assinado pelo jornalista Plínio Bortolotti.