Em última sessão antes do recesso, presidente da Câmara destaca atuação da Casa no semestre

Em última sessão antes do recesso, presidente da Câmara destaca atuação da Casa no semestre

Leo Couto apresentou balanço semestral da CMFor, com foco em inclusão, tecnologia e sustentabilidade

Na última sessão antes do recesso legislativo, realizada nesta quinta-feira, 26, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMfor) vereador Leo Couto (PSB) fez balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025.

O vereador fez uma apresentação com as principais ações da Casa entre janeiro e junho de 2025. Segundo ele, mais de 8 mil proposições foram apresentadas, incluindo leis ordinárias e complementares, decretos legislativos, resoluções e requerimentos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Couto destacou a aprovação de medidas que considera importantes para a população fortalezense, dentre elas:

  • Revogação da Taxa do Lixo, com a criação de um Refis a partir de emenda dos vereadores;
  • Reajuste para professores e servidores municipais;
  • Reforma administrativa;
  • Criação de cargos para a Saúde Psicossocial de Fortaleza;
  • Incorporação de gratificações para agentes e auxiliares administrativos da Educação;
  • Autorização para aprovados no último concurso da Educação exercerem funções de direção e coordenação;
  • Revogação de flexibilização de áreas verdes;
  • Endurecimento das regras para alienação de imóveis públicos.

Inclusão ganha destaque

Couto destacou também o que chamou de "primeira Gestão de Inclusão representativa entre os Legislativos municipais das capitais brasileiras". O marco veio com a contratação da primeira servidora com síndrome de Down e a disponibilização de intérpretes de Libras e abafadores de ruído na Central da Cidadania, explicou.

O lançamento do Espaço Evoluir, voltado à assistência multidisciplinar de crianças com síndrome de Down e autismo, também foi lembrado. O espaço terá capacidade para 60 crianças, sedo destinado aos filhos de servidores e moradores da comunidade do entorno da CMFor.

IA: Gestão mais tecnológica

O presidente explicou que a Central da Cidadania da Câmara passou a contar com o apoio da inteligência artificial, por meio da criação de Agentes Inteligentes de Atendimento e da automação no envio de notificações sobre a entrega de RGs emitidos pelo setor.

Segundo ele, apenas no primeiro semestre foram registrados mais de 7 mil atendimentos, com 5.250 emissões de identidade; 449 registros ou regularizações de MEI e 447 emissões de carteiras estudantis.

Procuradoria da Mulher

A apresentação lembrou que a Casa modificou o funcionamento da Procuradoria da Mulher, passando a ser comandada obrigatoriamente por uma vereadora eleita.

Sob o comando de Professora Adriana Almeida (PT), a procuradoria intensificou realizou mais de 2,4 mil atendimentos indiretos realizados por meio de campanhas educativas em terminais de ônibus e escolas, distribuição de cartilhas informativas e atendimentos presenciais, ampliando a rede de acolhimento e conscientização.

Vacinação

Na área da saúde, 317 colaboradores foram imunizados durante o Dia D da Vacinação, que também contou com palestras educativas. O setor ainda fortaleceu sua equipe com a contratação de uma orientadora para o Núcleo de Saúde Mental, responsável por desenvolver ações voltadas ao cuidado emocional e ao bem-estar dos servidores.

Digitalização

A gestão também priorizou a modernização do processo legislativo, com o lançamento da plataforma CMFor360, que digitaliza procedimentos e promove mais agilidade e sustentabilidade.

A estimativa é de redução de 40% no uso de papel até o final de junho nos trâmites internos administrativos e legislativos. Ferramentas de inteligência artificial como a MaraIA, além de chatbots inteligentes e VLibras no portal institucional, foram implementadas para dar mais acessibilidade e eficiência.

Fortalecimento do debate e da participação cidadã

Durante o semestre, foram realizadas 86 sessões solenes e 15 audiências públicas. Também houve avanços no regimento interno, explicou Couto, com mudanças para garantir maior isonomia no uso da palavra durante as sessões. As reuniões das comissões passaram a ser transmitidas pelo YouTube, ampliando a transparência e a interação com a população.

Sessões retornam em agosto

Com o recesso parlamentar, as sessões plenárias ficam suspensas até o início de agosto, com a primeira prevista para o dia 05/08.

As demais atividades da CMFor não serão interrompidas, mas funcionarão apenas em meio período.

Com informações de Camila Maia, especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar