Evandro diz que pacote de redução de gastos tem tido 'resultados significativos' e será reavaliado

Em janeiro, prefeito anunciou medidas que deveriam gerar economia de até R$ 500 milhões por ano para a Prefeitura de Fortaleza

12:18 | Mai. 28, 2025

Por: Marcelo Bloc
Evandro diz que Prefeitura tem até o final de junho para avaliar o pacote de contenção de gastos (foto: FERNANDA BARROS)

O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) afirmou que o pacote de redução de gastos da Prefeitura, anunciado ainda em janeiro de 2025, já apresenta "resultados significativos". A declaração foi dada nesta quarta-feira, 28, em evento que a Prefeitura anunciou o Projeto Mestres da Pós, na Praia do Futuro.

"Eu posso dizer para vocês que nós já temos resultados e significativos, positivos desse contingenciamento que nós fizemos em toda máquina e que se fez necessário fazermos, tomarmos essas decisões", explicou, sem apresentar dados.

Segundo o prefeito, uma reavaliação do pacote será feita ao final de junho, onde será definido se o pacote será ampliado, reduzido ou até extinto.

Com 15 dias de mandato, Evandro e equipe anunciaram uma série de medidas de contenção orçamentária para a nova gestão, visando o "equilíbrio das contas da Prefeitura de Fortaleza". A vigência prevista era, pelo menos, até 30 de junho de 2025, sendo reavaliadas posteriormente.

Dentre as ações anunciadas, estava a diminuição de 20% no salário do prefeito, da vice e de secretários, além da redução de quase 30% nos gastos com servidores terceirizados e comissionados. Segundo Leitão, as medidas deveriam gerar uma economia total de R$ 500 milhões por ano.

Com informações da repórter Rogeslane Nunes.

Assista também