O POVO News: Fraude no INSS: maioria quer demissão de Lupi e CPI avança; Collor em prisão domiciliar
Na quinta-feira, 30, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou um requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes estimadas em mais de R$ 6 bilhões em descontos na folha de aposentadosCom a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do O POVO News desta sexta-feira, 2, repercute a pesquisa AtlasIntel divulgada na quinta-feira, 30, que aponta que 85,3% dos brasileiros defendem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria demitir o ministro Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência Social.
A demissão deveria ocorrer devido às fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a pressão pela demissão do ministro Carlos Lupi (PDT). O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), disse nessa quinta-feira, 1º, que a permanência do ministro da Previdência Social no cargo passa por uma avaliação das condições políticas do governo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Lupi vem sendo pressionado desde a última semana pelo escândalo bilionário dos descontos indevidos nos benefícios recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, divulgados após uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU).
O ministro chegou a admitir em entrevista que tinha conhecimento sobre os descontos irregulares, mas medidas de contenção não foram realizadas por Carlos Lupi. Ele ministro havia sido informado pelo primeira vez sobre a questão ainda em 2023, durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
Na quinta-feira, 30, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou um requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes estimadas em mais de R$ 6 bilhões em descontos na folha de aposentados.
A edição traz, ainda, a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o ex-presidente Fernando Collor a cumprir pena em prisão domiciliar. Segundo a defesa, Collor ficará em Maceió.
Assista ao vivo:
O programa O POVO News 1ª edição realiza nesta sexta-feira, 2, sua 201ª edição. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
Serviço:
- Quando: Segunda a sexta, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO