'Prefeito tiktoker': quem é Rodrigo Manga, alvo de operação da PF

'Prefeito tiktoker': quem é Rodrigo Manga, alvo de operação da PF

Conhecido como "prefeito tiktoker", Rodrigo é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e conhecido pelos vídeos virais sobre sua gestão em Sorocaba, conheça

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Copia e Cola na manhã desta quinta-feira, 10. Um dos alvos é o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), que ficou conhecido pelos seus vídeos virais sobre projetos de sua gestão.

As diligências miram suspeitos de desvios de recursos públicos para a saúde e uma organização social (OS) contratada pela prefeitura de Sorocaba é suspeita de lavagem de dinheiro, conforme informações da PF apara a Agência Brasil.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conhecido como “prefeito tiktoker”, Rodrigo é aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem recebeu recentemente uma medalha de “imbrochável”. Conheça o prefeito.

‘Prefeito tiktoker’: quem é Rodrigo Manga?

Rodrigo Maganhato, mais conhecido como Rodrigo Manga é natural de Sorocaba e se elegeu vereador pela primeira vez em 2012, aos 32 anos. Graduado em Marketing, foi responsável por desenvolver um plano de comunicação diferenciado no ramo de venda de automóveis na cidade.

Ele é Missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus e entre as bandeiras de seu mandato estão: o acesso à educação gratuita de qualidade, mais vagas em creches, planejamento estratégico para solucionar o problema de transporte e trânsito em Sorocaba.

O prefeito também é ex-dependente químico, como contou no livro “Governe sua vida e transforme o mundo”, escrito por Eduardo Bortolossi.

‘Prefeito tiktoker’: Rodrigo Manga nas redes sociais

Reeleito no ano passado com 52,58% dos votos válidos em Sorocaba, Manga ganhou destaque nas redes sociais ao compartilhar vídeos bem-humorados para divulgar serviços oferecidos para cidade.

O político publica vídeos diariamente e seu perfil compartilha conteúdos sobre a instalação de carregadores portáteis, guarda-chuvas nos pontos de ônibus e outros serviços da sua gestão. Manga acumula cerca de 3 milhões de seguidores apenas no Instagram.

Repercussão e denúncia

Um desses vídeos acabou levando Manga a ser alvo de uma denúncia apresentada no mês passado ao Ministério Público por membros de coletivos ligados ao movimento negro. A solicitação de investigação surgiu após a publicação de um vídeo em que ele simula abordagens policiais.

De acordo com os ativistas, a gravação — feita para promover a aquisição de viaturas do programa Protege Mulher — utiliza excessivamente a estética negra e reforça estereótipos ao retratar homens negros e moradores de periferia como supostos agressores de mulheres.

‘Prefeito tiktoker’: Rodrigo Manga ironiza presença da PF em sua casa

Rodrigo fez um vídeo na manhã desta quinta-feira, 10, ironizando a presença da PF em sua casa. Segundo ele, a investigação aconteceu porque ele vem pontuando bem em pesquisas eleitorais depois que anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026.

“Mandaram a Polícia Federal aqui em casa por causa da denúncia. Acharam algumas coisas aqui em casa, bolo de cenoura, nutella e o pokémon com meu filho tanto ama, sabe o que eu vou fazer?”, questionou.

“Eu não tenho medo de você, presidente Lula, de nenhuma outra autoridade que está incomodada com nossa ascensão”, afirmou. O prefeito não comentou sobre as suspeitas de desvios na saúde.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar