Psol questiona no STF lei que permite uso de drones para pulverização de agrotóxicos no Ceará

Psol questiona no STF lei que permite uso de drones para pulverização de agrotóxicos no Ceará

Utilização de drones para pulverização passou a ser permitida no Estado a partir de uma lei aprovada no final de 2024

O deputado estadual Renato Roseno (Psol), por meio do Psol, deu entrada em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a "Lei dos Drones", que libera o uso de drones agrícolas para pulverização de agrotóxicos no Estado do Ceará. A lei foi aprovada em dezembro de 2024.

Antes da aprovação da nova resolução, a pulverização aérea de agrotóxicos no Ceará era vedada desde 2019, em decorrência da Lei Estadual Nº 16.820/19, conhecida como Lei Zé Maria do Tomé, da qual o hoje governador Elmano de Freitas (PT) foi coautor como deputado estadual, ao lado de Roseno. A pulverização com aeronaves segue proibida, porém, a utilização de drones passou a não ter impedimento legal.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo Roseno, desde o nascimento, a Lei Zé Maria do Tomé sofreu "ofensivas do agronegócio e dos interesses do grande capital que deseja despejar veneno e produtos cancerígenos na produção agrícola de nosso Estado". Para o parlamentar, as decisões recentes do Governo do Estado representam um "aceno aos empresários do agro".

Dessa forma, o deputado afirma que, por meio do Psol nacional e em parceria com coletivos de militantes, juristas e pesquisadoras, deu entrada na ADI 7794 contra essa decisão. Ainda segundo o parlamentar, a ADI já está sob relatoria do ministro Luiz Fux e tramita no Superior Tribunal Federal (STF).

Como informou o colunista do O POVO, Carlos Mazza, na coluna Vertical desta quinta-feira, 13, paralelamente ao processo no STF, diversos movimentos sociais e organizações ligadas a agricultores e ambientalistas do Ceará lançaram no início deste ano movimento por um plebiscito com o objetivo de revogar a nova lei. O movimento, batizado de "Revoga Já", terá reunião pública para cobrar o plebiscito no próximo sábado, 15, a partir das 9h, na sede do SindJustiça, ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua.

Assista também

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Elmano de Freitas Governo Elmano

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar