Guerra: Zelensky afirma que "infelizmente" governo Lula apoia a Rússia
Na mesma fala, o líder ucraniano considera que teve uma boa conversa com Lula durante o encontro entre os presidentes, mas que esperava mais da gestão atual
“Infelizmente eu acredito que eles (governo do brasileiro) apoiam a Rússia”, disse o presidente ucraniano em entrevista ao portal Metrópoles publicada nesta quarta-feira, 11. O líder do país europeu criticou a posição do governo brasileiro em relação à invasão russa à Ucrânia .
Na conversa, o mandatário disse que teve uma boa conversa com o líder brasileiro, mas que esperava mais da atuação de Lula após o encontro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Tive uma boa conversa com o presidente Lula e achei que ele me entendia. Fiquei grato por conhecê-lo, e fui muito aberto, absolutamente aberto. Achei que veria em sua experiência uma compreensão do que está acontecendo, e não apenas uma pacificação política”, disse o ucraniano.
LEIA TAMBÉM: Putin adverte Otan sobre autorização para Ucrânia utilizar armas de longo alcance
Zelensky ainda classificou as iniciativas brasileiras de tentar negociar o conflito como “inúteis” pois, de acordo com ele, Vladimir Putin - a quem chamou de “assassino” - não pretende dar um fim ao conflito.
Apesar das críticas do presidente Zelensky em relação à administração Lula, o governo brasileiro mantém neutralidade em relação ao conflito desde a administração passada, na gestão Jair Bolsonaro. Mesmo sem tomar lado diretamente no conflito, o Itamaraty apoiou as resoluções da ONU que condenavam a invasão russa ao território Ucrâniano.
Desde o início de mandato, Lula defende negociações de paz que envolvam os dois países atuantes no conflito. As cobranças de Zelensky ao governo do Brasil têm se tornado comuns, e acontecem desde que o petista assumiu a Presidência, em 2023.
Leia mais
-
Putin adverte Otan sobre autorização para Ucrânia utilizar armas de longo alcance
-
Putin: autorização para Ucrânia usar armas de longo alcance significaria que Otan está ‘em guerra com a Rússia’
-
Três mortos em ataque russo a veículos da Cruz Vermelha na Ucrânia
-
Secretário de Estado dos EUA sinaliza alívio em restrições a mísseis para Ucrânia
-
Secretário de Estado dos EUA anuncia US$ 700 milhões em ajuda humanitária para Ucrânia