RS vive movimentação política, com Pimenta, filhos de Bolsonaro e reunião em Brasília

Presidente Lula reuniu ministros para discutir ações; em contrapartida, filhos de Bolsonaro visitam o estado e alavancam postagem nas redes sociais

Com a tragédia de enchentes no Rio Grande do Sul, o Estado é o foco nacional e provoca movimentações políticas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou ministros neste sábado, 18, no Palácio da Alvorada, para discutirem medidas de apoio à população gaúcha.

Estiveram com Lula os ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Paulo Pimenta, designado para a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul; Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, e Renan Filho, dos transportes. A reunião não estava prevista para acontecer, e não constava na agenda oficial

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Governo Federal analisa a possibilidade de anunciar mais um pacote com medidas econômicas, voltadas para a sustentação financeira das indústrias. Lula já anunciou 12 medidas que inicialmente implicam em R$ 51 bilhões voltados ao estado gaúcho.

O presidente também escolheu Paulo Pimenta, deputado federal eleito pelo Rio Grande do Sul e secretário de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para ser o principal articulador da reconstrução do Estado, ainda sem tantos detalhes de como será este cargo. Função essa, questionada inclusive pelo governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).

Enquanto Lula faz movimentos e reuniões com membros de peso do governo para adotar medidas ao estado, a base bolsonarista se empenha cada vez mais em abordar a tragédia nas redes sociais. 

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), e o deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL), filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), visitaram o Rio Grande do Sul cerca de duas semanas após ser decretado estado de calamidade.

Carlos esteve com Fabio Wajngarten, advogado do ex-presidente, na cidade de Bento Gonçalves a convite do prefeito Diogo Segabinazzi (PSDB). As postagens foram republicadas por Jair nas redes sociais.

Eduardo, por sua vez, visitou Eldorado do Sul, um dos municípios que mais sofrem com as enchentes, divulgou vídeos andando de jet-ski mostrando a situação do local. Já em outras publicações, o filho "02" de Bolsonaro leva medicamentos em um helicóptero, e em Porto Alegre, o parlamentar ajuda na retirada de caixas de leite de um caminhão ao lado de aliados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lula jair bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar