O POVO News: Governo do RS quer construir quatro cidades provisórias para desabrigados

É pauta da edição ainda o adiamento do julgamento que pode cassar o senador Sergio Moro

O programa O POVO News realiza mais uma edição nesta quinta-feira, 16. Com apresentação da jornalista Rachel Gomes, a edição traz as últimas informações sobre as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. O Governo do Estado planeja construir quatro cidades provisórias, localizadas em Canoas, Guaíba, Porto Alegre e São Leopoldo para acolher as mais de 77 mil vítimas das enchentes.

Assista ao vivo

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os municípios foram escolhidos pelo fato de terem o maior número de desabrigados no estado. O nível do Guaíba baixou nesta quinta-feira e chegou a 4,95 metros, depois de dias acima dos cinco metros.

O programa traz ainda como deve ficar o tempo na região. Deve voltar a ficar instável ainda nesta quinta, com alertas para perigo de haver temporais e ventos de até 70 km/h na metade norte do estado. As temperaturas seguem baixas.

A frente fria que vem do Oceano Atlântico atua na Região Sul pode provocar ondas de até 3 metros na faixa litorânea entre Mostarda, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, Santa Catarina. O aviso é da Marinha do Brasil e é válido até sexta-feira. 

Na área da política, a edição traz informações sobre o adiamento do julgamento do senador Sergio Moro (União Brasil). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou para terça-feira, 21, a análise dos processos que pedem a cassação do ex-juiz da Operação Lava Jato e atual senador Sergio Moro.

O ministro Alexandre de Moraes garantiu que a análise dos recursos impetrados pelo PL e pelo PT contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná que não viu abuso de poder econômico ou caixa 2 na pré-campanha do senador em 2022 "terá início e será finalizada" na terça.

Tem espaço ainda a reunião da Mesa Específica Temporária realizada quarta-feira, 15, com membros do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e de representantes dos professores das universidades e institutos federais.

O governo Lula manteve os moldes das propostas anteriores que aplica os reajustes em 2025 e 2026, sem reajuste neste ano. A mudança é que os índices vão depender de acordo com os degraus da carreira, variando de 13,6% a 31,2%, até 2026.Esta é a última proposta que o governo vai apresentar.

O episódio contará com análises de jornalistas da casa e especialistas para discutir os assuntos da política brasileira. Participa o correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage. 

Serviço

O POVO News

Quando: Segunda a sexta, às 18 horas

Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar