Ministros de Lula acumulam mais de 200 viagens internacionais

Gastos com diárias chegam a R$ 4,5 milhões

Em um ano e quatro meses de gestão, os ministros do terceiro governo Lula já fizeram 226 viagens internacionais. Os destinos mais comuns são as cidades de Buenos Aires, na Argentina e Nova York, nos Estados Unidos. A análise foi feita pela agência Fiquem Sabendo, especializada em gastos públicos.

Foram analisadas as viagens feitas de janeiro de 2023 a 12 de abril de 2024. De acordo com o levantamento, os ministros de Lula viajaram ao menos 13 vezes para Buenos Aires e Nova York. Outro destino bastante procurado foi Lisboa, capital de Portugal. Com nove viagens. Washington, nos Estados Unidos e Paris, na França, completam o ranking, com sete e seis viagens, respectivamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O ministro Mauro Vieira, das Relações Internacionais, foi o que contabilizou mais viagens para fora do Brasil. De janeiro de 2023 a abril de 2024, o chanceler viajou 34 vezes. Fernando Haddad (Fazenda) e Nízia Trindade (saúde), somam 11 viagens internacionais cada.
No entanto, outros ministros pouco viajaram para fora do Brasil. É o caso, por exemplo, do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Ao longo do terceiro mandato de Lula, ele viajou duas vezes. Rui Costa, da Casa Civil e Carlos Lupi, da Previdência Social, ainda não carimbaram o passaporte, embora tenham viagens internacionais agendadas. Ao todo, foram gastos cerca de R$4,5 milhões, dinheiro destinado ao custeio de servidores durante a viagem, tais como hospedagem, alimentação e transporte.

O Palácio do Planalto afirmou que as viagens têm o objetivo de recuperar a imagem do Brasil no exterior, ampliar relações estratégicas e buscar investimentos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

politica lula ministros gastos viagens

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar