O POVO News: Bolsonaro pede anistia dada pelo Executivo e Lula ironiza
A edição traz ainda a mobilização da esquerda que planeja atos pedindo a prisão de Bolsonaro
O programa O POVO News realiza mais uma edição nesta quarta-feira, 28. Com apresentação dos jornalistas Ítalo Coriolano, traz as principais atualizações sobre a fala do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o pedido de anistia para os réus envolvidos com os ataques golpistas de 8 de janeiro.
Em fala semelhante ao do ato de domingo, ele comentou uma concessão e disse, desta vez, que um gesto do Poder Executivo neste sentido "seria muito bem-vindo". O próprio ex-presidente é investigado pela Polícia Federal por supostas investidas antidemocráticas na reta final de seu segundo mandato. Ele disse ser "difícil" a movimentação. Presidente Lula (PT) ironizou a fala e disse que Bolsonaro se "acovardou".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Assista ao vivo
No campo da política, o programa traz ainda a decisão do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, que mandou afastar da presidência do diretório municipal de Medicilândia, no interior do Pará, o réu confesso do assassinato do ambientalista e seringueiro Chico Mendes, Darci Alves Pereira. Ele, que admitiu ter executado Mendes com tiros de escopeta em 1990, se apresenta nas redes sociais como "Pastor Daniel" e pré-candidato a vereador no município. A decisão vem após o assunto vir à tona nesta terça-feira, 27.
Darci tomou posse no diretório do PL de Medicilândia no dia 26 de janeiro, mas a sua participação na sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi revelada pelo jornal ECO e confirmada pela reportagem nesta terça-feira, 27. Em nota enviada à imprensa na noite desta terça, Valdemar afirmou que mandou o presidente do PL paraense, o deputado federal Éder Mauro, destituir Darci do comando da sigla em Medicilândia.
Após ato de Bolsonaro de domingo, frentes de esquerda que abrigam sindicatos e movimentos sociais anunciaram que irão realizar, no dia 23 de março, manifestações nas 27 capitais para defender a prisão do ex-presidente.
As manifestações serão organizadas pelos movimentos de esquerda Frente Povo Sem Medo (FPSM) e Frente Brasil Popular. Nesta terça-feira, 27, os coletivos se reuniram com representantes do PT, PCdoB e Psol e líderes de movimentos sociais para definir a data do ato.
A edição repercute ainda o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter marcado para o dia 20 de março o julgamento do processo do ex-jogador Robinho. Ele foi sentenciado em última instância a nove anos de prisão na Itália pelo crime de estupro contra uma mulher albanesa em uma boate em Milão, em 2013, quando atuava pelo Milan. Agora, a Corte Especial vai decidir se ele cumpre a pena no Brasil, pedido da Justiça italiana. O relator do caso é o ministro Francisco Falcão.
Em novembro, o Ministério Público Federal (MPF) encaminhou manifestação ao STJ defendendo que o ex-jogador cumpra a pena de nove anos no Brasil. A Procuradoria argumenta que foram cumpridos todos os requisitos legais para que a execução penal de Robinho seja transferida para o País.
O episódio contará com análises de jornalistas da casa e especialistas para discutir os assuntos da política brasileira. Participam o correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage,
e o jornalista de Política e colunista do O POVO, Henrique Araújo.
Serviço
Programa: O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 18h
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO
Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp
Leia mais
-
Jair Bolsonaro tem quadro de saúde estável e não há necessidade de cirurgia, diz boletim médico
-
Bolsonaro diz que Marina e Lula agiram para acusá-lo de importunação da baleia
-
Esquerda convoca atos pela prisão de Bolsonaro por investigação sobre tentativa de golpe
-
Bolsonaro elogia discurso de Malafaia com ataques ao STF: 'Foi cirúrgico'
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente