Renova BR abre inscrições para curso de formação em política

Entre os anos de 2019 a 2022, cerca de 60 mil pessoas se inscreveram no curso, mais de dois mil alunos se formaram e mais 1.400 alunos foram lançados como candidatos

O Renova BR, curso de formação em política, iniciou o processo de inscrição, que seguirá em aberto até o dia 29 de fevereiro. A iniciativa visa capacitar pessoas interessadas em disputar cargos eletivos em 2024. como em prefeituras e Câmara municipais, por exemplo.

Um dos objetivos do projeto para este ano é ampliar a participação feminina nas eleições, assegurando que elas ocupem espaço na mesma proporção dos homens.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre os anos de 2019 a 2022, cerca de 60 mil pessoas se inscreveram no curso, mais de dois mil alunos se formaram e mais 1.400 alunos foram lançados como candidatos.

Da lista, dois políticos cearenses participaram da formação, foram eles: Francisco Franklin (Rede), vereador de Bela Cruz, e o vereador de Fortaleza, Pedro França (Cidadania).

O curso tem duração de 150 horas, sendo 90h destinadas a disciplinas teóricas, realizadas na modalidade online, e 60h de atividades presenciais.

O formato utilizado no curso é o “self-paced”, que traduzido para o português significa “em ritmo próprio”, ou seja, o participante decide onde e quando estudar.

A formação é totalmente gratuita e inclui aulas com especialistas nos seguintes temas:

  • Políticas públicas
  • Comunicação política
  • Organização de campanha
  • Governança e governabilidade
  • Pilares essenciais para a prática da boa política.

O RenovaBR estendeu a participação de políticos com mandato em curso, anteriormente, o projeto qualificava apenas estreantes na política. Além disso, também está firmando parceria com fundações de partidos, para oferecer formação para as equipes.

Dentre os dez partidos que assinaram o acordo de colaboração estão:

  • Partido Novo
  • Podemos
  • Republicanos
  • Rede

A diretora executiva do RenovaBR, Bruna Barros, elencou que a decisão de firmar parceria com os partidos foi tomada para formar o cidadão, em específico, os pré-candidatos das legendas.

“Neste momento, o Renova abre a oportunidade para que a pessoa tenha esse primeiro mandato, possam participar do curso do Renova e assim abre um outro leque, uma outra oportunidade dos partidos entenderem que o Renova, assim como as fundações, tem essa missão de formar cidadãos ali dentro da política”, disse.

“É uma troca que a gente tem”, seguiu. “Alguns partidos, nomeio alguns como Rede, Novo, Podemos, Republicanos, já têm uma série de partidos que já têm essa condução positiva de parceria”.

No que diz respeito ao perfil dos participantes, a diretora executiva mencionou que a equipe do Renova utilizou dados do Censo de 2022 para realizar o processo seletivo, atendendo às necessidades e “compreendendo uma diversidade, tanto em território quanto em gênero, em raça e em acessibilidade”.

“Na verdade a gente tem, hoje, uma representação muito positiva da sociedade brasileira dentro dos nossos alunos”, acrescentou Bruna.

Para participar da formação, é necessário que o candidato atenda os seguintes requisitos:

  • Idade mínima: para cursos com foco nos desafios do Brasil, 21 anos; para cursos com foco nas cidades, 18 anos, completos até o fim do ano eleitoral;
  • Nacionalidade brasileira;
  • Pleno exercício dos direitos políticos;
  • Ficha limpa

Qualquer pessoa que cumpra os pré-requisitos pode se inscrever, mas, caso deixe de cumprir qualquer um deles durante o processo de seleção, terá sua inscrição cancelada automaticamente.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar