Fernando Santana torce por Cid no PT: "Homem de luta"

"Sei que ele vai ser bem acolhido e vai fazer um grande trabalho. Irá liderar processos como ele sempre liderou"

Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT) afirmou ao O POVO  nesta segunda-feira, 20, que fica "pessoalmente feliz" com a possibilidade de o senador Cid Gomes, ainda no PDT, desembarcar no Partido dos Trabalhadores (PT). Ele ressalva, entretanto, que não participou de nenhuma conversa com este fim. Cid deve conversar sobre o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias. 

"O que eu estou escutando é pela imprensa, mas a minha posição pessoal sobre o assunto é que, se o senador Cid Gomes vier para Partido dos Trabalhadores, eu ficarei pessoalmente muito feliz, porque é um homem de luta, de história, por onde passou trabalhou muito pela população, sobretudo quando governador do estado do Ceará", avaliou Santana, uma das principais lideranças petistas do Cariri cearense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Jogo Político (@jogopolitico) November 20, 2023

Questionado sobre a possibilidade, Cid disse que se sente agradecido e que procurará o presidente. "Eu vou pedir. Vou pedir pra falar com ele (Lula), ele que resolve. A decisão não será tomada por mim, será tomada por um coletivo de forma pensada, refletida, analisada", disse Cid nesta segunda-feira, 20.

O ministro Camilo Santana (Educação), de quem Fernando é aliado, além de concunhado, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o deu aval para realizar o convite. "Eu estive com o presidente Lula essa semana e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid, que as portas do partido estão abertas caso ele queira se filiar ao PT", afirmou o ministro nessa sexta-feira, 17, na inauguração da segundaetapa da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, do Sistema Fecomércio, no Centro.

Caso Cid não se filie ao PT, mas a um partido de centro-esquerda da aliança do governador Elmano de Freitas, Fernando disse que também será motivo de satisfação. "Sei que ele vai ser bem acolhido e vai fazer um grande trabalho. Irá liderar processos como ele sempre liderou."

Após idas e vindas judiciais envolvendo o comando do PDT no Ceará, a situação de Cid Gomes na legenda trabalhista é insustentável. Aliados e adversários do ex-governador do Ceará dão como certa a sua saída. O PSB de Eudoro Santana, pai de Camilo, e o Podemos do prefeito Bismarck Maia (Aracati), são cotados como possibilidades partidárias para Cid e seu grupo. 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fernando santana pt ceará cid gomes pt cid camilo elmano cid lula ciro pt

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar