Eleições na Argentina: resultado da apuração Milei x Massa no 2º turno
Resultado da apuração da votação em tempo real entre os candidatos Javier Milei e Sergio Massa e tudo sobre o 2º turno das eleições 2023 na Argentina
Seguindo um primeiro turno acirrado, os argentinos agora se preparam para a disputa presidencial entre o ministro da economia Sergio Massa, do União pela Pátria, e o ultraliberal Javier Milei, do Liberdade Avança.
Massa alcançou 36,68% dos votos na eleição de 22 de outubro, contra 29,98% de Milei. Os dois candidatos, que não atingiram o mínimo de 45%, se reencontrarão no segundo turno, em 19 de novembro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O resultado da apuração será divulgado ao vivo ao final do texto, nesse mesmo link, pelo programa O POVO News.
Eleições na Argentina: Javier Milei x Sergio Massa; quem são os candidatos?
Conheça a seguir o perfil dos candidatos Javier Milei e Sergio Massa, que disputam o cargo presidencial na Argentina.
Javier Milei
Aos 53 anos, o representante da coalizão Liberdade Avança foi o mais votado durante as primárias argentinas, em agosto, com 30,02% dos votos válidos.
Natural de Buenos Aires, Javier Gerardo Milei é formado em Economia pela Universidade de Belgrano e ficou conhecido por apresentar posições alinhadas com a extrema direita. Entre os seus comentários, estão críticas ao bloco Mercosul, considerado por Milei como um “fracasso comercial”.
Em entrevista ao jornal britânico The Economist, o autodefinido “anarcocapitalista” não confirmou admiração por Donald Trump, mas destacou a existência de “um alinhamento com todos aqueles que estão dispostos a lutar contra o socialismo a nível internacional”.
Candidata a Vice-Presidente: Victoria Villarruel
Sergio Massa
O atual ministro da economia é apoiado pelo presidente Alberto Fernández e a vice Cristina Kirchner, além de já ter superado Javier Milei no primeiro turno, com 36,68%.
Aos 51 anos, Sergio Tomás Massa é advogado e nasceu em San Martín, na província de Buenos Aires, filho de imigrantes italianos.
Entre 2008 e 2009, foi chefe de gabinete da então presidente argentina, Cristina Kirchner.
Candidato a Vice-Presidente: Agustín Rossi
Eleições na Argentina: como funciona?
O segundo turno das eleições argentinas acontece no domingo, 19 de novembro, entre os dois candidatos mais votados que não atingiram o mínimo de 45% ou mais de 40%, quando existe uma diferença de 10 pontos percentuais do total de votos.
De acordo com o Código Eleitoral Argentino, o vencedor será aquele que atingir a maioria simples dos votos.
Milei x Massa nas eleições na Argentina: resultado da apuração em tempo real
Clique aqui para assistir à apuração direto do YouTube.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente