Taxa do Lixo de Fortaleza é aprovada nas comissões da Câmara em votação apertada

A mensagem tramita em regime de urgência e segue para avaliação no plenário da Casa ainda nesta semana.

O projeto que cria a Taxa do Lixo em Fortaleza foi aprovado nesta segunda-feira, 12, em reunião virtual das comissões conjuntas da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), no caso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Orçamento. A mensagem, cuja votação foi adiada após bate-boca na última quinta, 8, tramita em regime de urgência e pode seguir para avaliação no plenário da Casa ainda nesta semana. 

O placar foi apertado. Seis vereadores votaram "não" ao projeto, cinco votam "sim", um se ausentou e um se absteve. Entretanto, como dois vereadores participam das duas comissões - Didi Mangueira e Gardel Rolim - seus votos tiverem peso dois, alterando o placar para 7 a favor da Taxa do Lixo e 6 contra. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira os votos:

Marcio Martins (Pros): Não
PPCell (PSD): Ausente
Léo Couto (PSB): Não
Renan Colares (PDT): Sim
Didi Mangueira (PDT): Sim (peso dois)
Lúcio Bruno (PDT): Abstenção
Ronaldo Martins (Republicanos): Não
Emanuel Acrísio: Sim
Gardel Rolim (PDT): Sim (peso dois)
Jorge Pinheiro (PSDB): Não
Fábio Rubens (PSB): Sim
Larissa Gaspar (PT): Não
Priscila Costa (PL): Não

Para a aprovação da polêmica matéria, Sarto busca apoio dos parlamentares na Casa. Um número considerável de vereadores, no entanto, vem criticando a celeridade da tramitação da mensagem. O texto, que chegou à Casa na última terça-feira, 6, foi rapidamente enviado para avaliação das comissões conjuntas, mas teve votação adiada após três pedidos de vistas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Neste domingo, 11, a vereadora e integrante da CCJ, Larissa Gaspar (PT), voltou a criticar a taxação e prometeu trabalhar para que a medida não seja aprovada. A petista criticou a tramitação e disse ser contra uma votação "no apagar de luzes". 

"Nosso mandato protocolou requerimento para derrubar o regime de urgência e está fazendo de tudo para que a Taxa do Lixo proposta pelo Sarto não seja aprovada na Câmara Municipal!! Não podemos aceitar que essa Taxa seja votada no apagar das luzes, em regime de urgência, a sociedade precisa ser ouvida. NÃO À TAXA DO LIXO‼", escreveu a Larissa. 

O vereador Gabriel Aguiar (Psol) criticou a tramitação desta semana e reforçou sua oposição ao projeto. "Essa luta não é de hoje. Prefeito José Sarto, desista dessa medida descabida!", iniciou o parlamentar. Ele compartilhou uma foto em que a ex-vereadora Rosa da Fonseca e a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luíza, aparecem protestando contra outra proposta sobre taxação do lixo na capital, apresentada pelo então prefeito Juraci Magalhães há mais de 20 anos. 

"As fotos tem cerca de três décadas e marcam a luta de tantos que se opuseram, vitoriosos e vitoriosas, contra essa taxa (...) Hoje, 16 vereadores já se pronunciaram no plenário da Câmara CONTRA esse absurdo e certamente outros tantos votarão NÃO. Está marcada para amanhã (12/12/22) a votação da Taxa do Lixo em reunião virtual das comissões, as 9h. Se tivermos 8 votos contrários derrubaremos esse absurdo! A população é contra mais essa cobrança da Prefeitura de Fortaleza", divulgou Gabriel. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TAXA DO LIXO CAMARA DE FORTALEZA PROJETO DE LEI VEREADORES TAXA DO LIXO EM FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar