2ª temporada da série Ideologias explica em vídeos comunismo, social-democracia e liberalismo

Professores e pesquisadores abordam de forma didática algumas das ideias políticas mais influentes da atualidade

A segunda temporada da série Ideologias estreia nesta terça-feira, 26, no O POVO+. Um dos capítulos trata de concepções políticas das mais controversas da atualidade: socialismo e comunismo, tão em voga nos debates brasileiros contemporâneos. Outro dos episódios explica o que é social-democracia. O último episódio da nova temporada trata de uma das ideologias da moda — e também muito polêmica: o liberalismo. Ideologias é parte dos diálogos audiovisuais "Pra começo de conversa". A série explica de forma didática, em episódios de aproximadamente 6 minutos, o significado de algumas das ideias políticas mais influentes da atualidade.

ASSISTA AQUI A TODOS OS EPISÓDIOS

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Episódio 4: socialismo e comunismo

Episódio 5: social-democracia

Episódio 6: liberalismo

No episódio sobre socialismo e comunismo, o professor e historiador André Rosa explica como surgem os dois conceitos, no momento de expansão do capitalismo como nunca vista antes, a partir da industrialização. As formulações ditas "utópicas" e o socialismo "científico" de Karl Marx. Ele apresenta também as diferenças entre os dois conceitos. "O socialismo é uma etapa de evolução para o comunismo." Rosa comenta ainda os temores que ainda envolvem o comunismo, quanto à ameaça ao patrimônio, a religiosidade e às estruturas familiares.

Paula Vieira, professora e pesquisadora do Lepem
Paula Vieira, professora e pesquisadora do Lepem (Foto: FCO FONTENELE)

Quem explica a social-democracia É Paula Vieira, professora e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem). Ela comenta como a concepção surgiu na esquerda, próxima ao socialismo, e foi se transformando ao longo das décadas, até ser hoje considerada centro-esquerda.

O último episódio da segunda temporada tem como tema o liberalismo. Monalisa Torres, professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pesquisadora do Lepem, traça o percurso desde o surgimento dos ideais liberais, no Iluminismo e com as revoluções burguesas, no contraponto ao Estado absolutista, até o neoliberalismo e a ideia de Estado mínimo. 

Monalisa Torres, professora e pesquisadora
Monalisa Torres, professora e pesquisadora (Foto: FCO FONTENELE)

Primeira temporada

A primeira temporada de Ideologias foi lançada em maio. O primeiro episódio teve como tema "O que é ideologia", com participação de Fabio Gentile, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenador do programa de pós-graduação em Sociologia e que mantém o canal no Youtube "Pílulas de Teoria Política".

O segundo episódio explicou o que são direita e esquerda. A exposição foi feita por Monalisa Torres, que também participa do último episódio da nova temporada.

Já o tema do terceiro episódio é fascismo, com o tema explicado pelo historiador e professor André Rosa, que participa do quinto episódio da temporada que estreia agora.

A série Ideologias tem roteiro de Luana Sampaio, direção de fotografia de Fco Fontenele, edição de fotografia de Julio Caesar e edição de Cinthia Medeiros e Raphael Góes.

Serviço

Segunda temporada de Ideologias

Série em vídeos do O POVO+

Estreia: nesta terça-feira, 25

Onde assistir: mais.opovo.com.br/webdocs/ideologia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Idelogias comunismo liberalismo ideias políticas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar