Vereador defende "pisa todo dia" em promotor e pede desculpa após reação do MP

A diretoria de Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) afirmou que adotará todas as "medidas cabíveis" contra o parlamentar

Após afirmar que o promotor de Justiça Gleydson Leanndro Carneiro Pereira merecia uma "pisa" todo dia, o vereador de Alto Santo Luan Seguros (PDT) se desculpou nas redes sociais. Ele já havia se retratado instantes após a fala, no plenário da Câmara Municipal de Alto Santo. O Ministério Público e a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) repudiaram a fala. Luan criticava tanto o afastamento de vereadores em razão de fraudes na cota de gênero, assim como a proibição de que servidores sem concurso fossem contratados pelo Executivo municipal.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

— Jogo Político (@jogopolitico) June 25, 2022

O argumento central da crítica era o que os novos vereadores seriam inexperientes e, dessa forma, atrasariam a dinâmica dos trabalhos legislativos. Após o próprio comentário contra o promotor, no entanto, ele se desculpou alegando ser inexperiente.

"Fora o Fabinho que foi eleito vereador, que não sabem como é que as coisas funcionam e ainda vão aprender, só quem perde é o povo. Igual essa seleção, esse promotor deu prejuízo tão grande a Alto Santo que se ele levasse uma pisa todo dia ainda era pouco", afirmou o parlamentar, que se corrigiu logo em seguida.

"Eu peço desculpa porque meu jeito de falar é meio assim. Eu só quis dizer que ele deu prejuízo ao município. É claro que eu não faria. Isso é irrisório. É só falta de experiência", alegou.

"O Ministério Público do Estado do Ceará vem a público repudiar declarações proferidas na manhã desta sexta-feira (24/06) pelo vereador Luan Magalhães de Oliveira, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Alto Santo. Na ocasião, o vereador manifestou-se de maneira ofensiva referindo-se ao promotor de Justiça da Comarca de Alto Santo, Gleydson Leanndro Carneiro Pereira, insultando diretamente o membro e a instituição", disse o Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) em nota.

"A Diretoria da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) expressa seu repúdio em desfavor das declarações ofensivas do vereador Luan Magalhães de Oliveira, da cidade de Alto Santo, que ameaçou de agressão física o promotor Gleydson Leandro Carneiro, da 4ª Vara da Promotoria de Russas, que responde por aquele município. A manifestação agressiva ocorreu durante a sessão da Câmara de Vereadores de Alto Santo, nesta sexta-feira (dia 24).

Além de repudiar, a diretoria de Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) afirmou que adotará todas as "medidas cabíveis" contra Luan Seguros pelas falas contra o promotor "cuja atuação sempre foi pautada pela técnica jurídica e pela obediência ao ordenamento jurídico".

"As declarações agressivas do vereador revelam uma postura incompatível com o exercício do cargo, e tal função no Poder Legislativo exige um comportamento equilibrado, sereno, republicano e que respeite as demais instituições e os órgãos do poder público", completa a ACMP na nota. 

Em publicação no Instagram, Luan escreveu que seres humanos podem errar, principalmente diante de um microfone. Ele disse ficar triste pelo fato de o erro ter sido "amplamente divulgado", enquanto a retratação, disse, não teve mesmo destaque. Luan adicionou que tem elogios e críticas ao Ministério Público do Ceará, se colocando à disposição para colaborar com qualquer medida contra a violência.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

alto santo camara municipal vereador promotor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar