Ciro diz que gostaria de ter "sólida maioria" da votação no Ceará

O pedetista destacou ainda que esta deverá ser a última eleição que irá disputar

Pré-candidato à Presidência da República que tenta quebrar polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse nesta quarta-feira, 15, que gostaria de contar com a “sólida maioria” do eleitorado cearense na eleição deste ano.

A declaração ocorreu em coletiva de imprensa da manhã desta quarta-feira, durante participação de Ciro em evento regional do PDT em Fortaleza. Na ocasião, o pré-candidato pedetista também destacou que esta deverá ser a última eleição que irá disputar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Vou disputar minha última eleição, porque se for eleito, como acredito que serei, não quero mais a reeleição. Quero acabar com essa perversão na política brasileira. Portanto, será essa minha ultima eleição e eu gostaria muito de ir ao Palácio do Planalto com a sólida maioria do meu estado”, disse Ciro.

Na última pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada no início deste mês, Ciro aparecia com 9% das intenções de voto, atrás dos líderes Lula, que tem 45%, e Bolsonaro, com 34%. O pedetista, no entanto, tem afirmado que o quadro pode mudar após o início da campanha eleitoral.

Ciro no Ceará

Apesar de nunca ter conseguido chegar ao 2º turno das eleições presidenciais, Ciro tem, historicamente, conseguido obter boas votações no Ceará. Em 2018, ele liderou o primeiro turno no estado, com 40,95% dos votos, seguido por Fernando Haddad (PT), com 33,12%, e Jair Bolsonaro (à época no PSL), com 21,74%.

O mesmo ocorreu no 1º turno de 2002, quando Ciro liderou a disputa no Ceará com 44,49% dos votos, seguido por Lula (PT), com 39,36%, e José Serra (PSDB), com 8,53%. Ciro também venceu no Ceará no 1º turno de sua primeira candidatura a presidente, ainda em 1998, com 34,23% dos votos. Ele foi seguido por Lula, com 32,84%, e por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que teve 30,30% dos votos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ciro Gomes eleição 2022 eleição no Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar