Aliança Nacional LGBTQIA+ condena a não inclusão de questionários sobre sexualidade no Censo 2022

IBGE informou, por meio de uma comunicado, que a inclusão do questionário referente a orientação sexual e identidade de gênero não são possíveis no censo 2022

A Aliança Nacional LGBTQIA+ emitiu uma nota condenando a decisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da não inclusão de questionários sobre orientação sexual e identidade de gênero no censo 2022. A ação foi tomada depois de uma série de recursos entre a Justiça Federal e o IBGE.

Em março deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) exigiu a obrigatoriedade da inserção das perguntas relacionadas à sexualidade dos brasileiros no censo 2022 e nos próximos que virão. Em resposta à Justiça Federal do Acre, onde o recurso foi feito, o IBGE fez o seguinte comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Sobre a decisão da Justiça Federal do Acre, o IBGE informa que, a menos de dois meses do início da operação do Censo Demográfico 2022, não é possível incluir no questionário pergunta sobre 'orientação sexual/identidade de gênero' com técnica e metodologia responsáveis e adequadas - muito menos com os cuidados e o respeito que o tema e a sociedade merecem."

Na nota publicada pela Aliança, é frisado que, desde do ano 2000, o Grupo Gay da Bahia (GGB) busca incluir nas pesquisas realizadas pelo IBGE  "perguntas geradoras de estatísticas sobre a população LGBTI+". Além disso, segundo a Aliança, em outubro de 2021 a AGU tentou barrar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de criminalizar a LGBTIfobia no Brasil. 

Nota completa da Aliança Nacional LGBTI+

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

brasil lgbti+ ibge censo 2022 inclusao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar