Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Pesquisa XP/Ipespe: 68% dos eleitores já definiram o voto para presidente

O levantamento ouviu 1.000 pessoas entre os dias 23 e 25 de maio, em todo o território nacional, e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 27, mostra que é de 68% a parcela do eleitorado que declara já ter decidido em quem votará para presidente nas eleições de 2022. Em outubro do ano passado, o percentual apontado pelo instituto era de 44%.

A pesquisa perguntou aos entrevistados: “Pelo que imagina da eleição de outubro para presidente, em que momento o senhor/a senhora acha que vai decidir o seu voto?”. O Ipespe destaca que os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento.

Decisão do Voto para Presidente

Já decidiu: 68%
Antes do início da campanha: 3%
Quando começar a propaganda na TV: 5%
Alguns dias antes da eleição: 4%
Após os últimos debates: 10%
No dia da eleição: 8%
Não sabe/não respondeu: 3%

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação ao primeiro turno presidencial, a pesquisa mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira, com 45% das intenções de voto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 34%. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aparece com 8% da preferência do eleitorado, enquanto os demais nomes atingem, no máximo, 3%. Votos brancos e nulos, nenhum e não iria votar somam 3%, enquanto 2% disseram não saber em quem vão votar nas eleições de 2022.

O levantamento ouviu 1.000 pessoas entre os dias 23 e 25 de maio, em todo o território nacional, e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07856/2022.

Agregador de Pesquisas O POVO

A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar