Pesquisa Poder Data: Lula lidera com 41%; Bolsonaro tem 36% e Ciro 6%

A pesquisa mostra que Lula e Bolsonaro empatam em três das cinco regiões do país: Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Dados da pesquisa PoderData divulgada, nesta sexta-feira, 29, indicam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da disputa pela Presidência da República, com 41% das intenções de voto. Logo depois, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36%, diferença de cinco pontos percentuais, a mesma registrada na pesquisa de 15 dias antes.

Em terceiro lugar está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 4%, e o deputado federal André Janones (Avante), 3%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para ou mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Logo depois aparecem José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe D'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). No entanto, todos não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e não sabem, 3%. 

A nova rodada da pesquisa inseriu o nome do presidente do União Brasil, Luciano Bivar (União Brasil), pré-candidato pelo partido desde o dia 14 de abril. No levantamento, o parlamentar aparece com 1% das intenções de voto, o percentual registrado pela senadora Simone Tebet (MDB). 

A pesquisa foi feita de 24 a 26 de abril de 2022 e ouviu 3 mil pessoas, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07167/2022. 

Cenário de 1º turno:

Lula (PT): 41%

Bolsonaro (PL): 36%

Ciro (PDT): 6%

Doria (PSDB): 4%

Janones (Avante): 3%

Bivar (União Brasil): 1%

Tebet (MDB): 1%

Eymael (DC): 0%

Péricles (UP): 0%

D´Ávila (Novo): 0%

Manzano (PCB): 0%

Vera (PSTU): 0%

Brancos e nulos: 4%

Não sabem: 3%

A pesquisa mostra ainda que Lula e Bolsonaro empatam em três das cinco regiões do país: Sudeste, Sul e Centro-Oeste. As três concentram 65% dos eleitores brasileiros, o equivalente a 96,1 milhões de pessoas. No Sudeste, região na qual estão 63,3 milhões de eleitores, ambos aparecem com 39% das intenções de voto, ou sejam, empatados numericamente.

No entanto, é no Nordeste onde Lula ainda tem vantagem sobre Bolsonaro. Já no Norte, o cenário é inverso, e Bolsonaro está na liderança. 

Veja:

Norte: Bolsonaro 48% x Lula 31%

Nordeste: Lula 49% x Bolsonaro 26%

Centro-Oeste: Bolsonaro 41% x Lula 39%

Sudeste: Bolsonaro 39% x Lula 39%

Sul: Lula 41% x Bolsonaro 38%

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Pesquisa PoderData Lula Bolsonaro Ciro dados levantamento intenção de voto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar