Aos gritos, Alckmin exalta Lula: "O maior líder popular deste país"

A declaração ocorreu durante encontro de Lula com os sindicalistas em São Paulo. Na ocasião, os sindicalistas apresentaram a pauta unificada dos trabalhadores, discutida na Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat 2022)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quinta-feira, 14, com sindicalistas representantes das principais centrais sindicais do país em São Paulo. Na ocasião, também esteve presente Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador do Estado, indicado vice na chapa de Lula para concorrer às eleições de outubro próximo.

Ao discursar, Alckmin se empolgou ao falar do petista. Já com a voz rouca e falhando, o ex-tucano disse que Lula é a liderança mais popular do país. “A luta sindical deu ao Brasil o maior líder popular deste país”. Logo depois, ele finaliza a fala aos gritos “Lula, Lula, viva Lula, viva os trabalhadores do Brasil”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Jogo Político (@jogopolitico) April 14, 2022

No discurso, Alckmin afirma que “vivemos um momento grave” e que hoje o Brasil tem um governo que odeia democracia e tem admiração pela tortura e “faz o povo sofrer”. Em seguida, o ex-governador declara que vem somar esforços em benefício do país. “Venho somar o meu esforço pequeno, humilde, mas de coração e entusiasmo em benefício do Brasil à luta de vocês".

O ex-tucano faz menção também ao período em que o país viveu sob o regime militar. "Nós estamos em um dia histórico. Reúnem-se as maiores centrais sindicais do Brasil, de todo o País. É um exemplo, e nos remete à nossa história. Que quando todas as vezes que o Brasil estava em risco, o povo brasileiro, o Brasil se uniu, não se apequenou", disse.

Alckmin disse ainda que quando tentaram tirar o direito dos trabalhadores, houve uma reorganização do movimento sindical e amplificou sua presença nas indústrias, na cidade e no campo. "Quando precisava tirar da ditadura, liberar o país, o Brasil se uniu, houve uma união. Quando o Brasil precisava de uma Constituição cidadã, lá estava Lula, Ulysses (Guimarães), Florestan Fernandes, Mário Covas, Fernando Henrique", declarou.

O nome de Alckmin foi aprovado pelo Partido dos Trabalhadores para ocupar a vaga de vice na chapa de Lula ontem, dia 13. Na última semana, o nome do ex-tucano havia sido oficializado para ser vice do petista em encontro do PSB e do PT, em São Paulo. Mas a aprovação necessitava passar por uma análise formal pelo partido petista.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ex-presidente Lula Geraldo Alckmin movimento sindical eleições 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar