Única mulher no conselho votou sozinha contra arquivar ação sobre acusado de tentar feminicídio

Vereador Ronivaldo Maia (PT) foi preso em novembro por tentativa de feminicídio, em Fortaleza, ao avançar com carro sobre mulher

Na votação no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) que arquivou a ação contra o vereador Ronivaldo Maia (PT) no caso de tentativa de feminicídio, em Fortaleza, houve apenas um voto contra a rejeição do processo. Ele foi de Claudia Gomes (PSDB), única mulher a votar no Conselho. Apesar de elogiar o relatório de Luciano Girão (PP), ela foi contra o arquivamento.

Foram quatro votos a favor e um contrário ao relatório de Girão. "Desde que ingressei na Câmara Municipal tenho lutado pelos direitos das mulheres. Diversas vezes fui à tribuna para defender essa causa e não seria nesse momento que eu iria contra esse princípio", declarou a parlamentar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sobre o resultado do arquivamento do processo, Claudia disse estar ciente de que, como mulher e parlamentar, fez a sua parte "votando contra" e seguindo os ideais que acredita. 

No parecer, o vereador relator apresentou argumentação pela não admissibilidade e arquivamento da ação no colegiado. No entendimento do parlamentar, o caso não se encaixaria nas possibilidades de decoro parlamentar previstas.

"Desta maneira, mostra-se inaceitável que se promova o afastamento da soberania popular no caso, não havendo, no presente caso, relação de causalidade entre o crime imputado e o exercício do cargo", destacou.

Como votou o Conselho de Ética no arquivamento do caso Ronivaldo:

- Luciano Girão (PP): sim

- Danilo Lopes (Avante): sim

- Professor Enilson (Cidadania): sim

- Didi Mangueira (PDT): sim

- Cláudia Gomes (PSDB): não

Com informações do colunista Carlos Mazza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ronivaldo Maia Câmara Municipal de Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar