Morre major Veras, pracinha cearense que lutou na 2ª Guerra Mundial

Ele chegou a ser entrevistado pelo O POVO em algumas ocasiões. Relembre e assista

Foi sepultado nesta quinta-feira, 31, o major José Maria Veras, pracinha cearense que integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutou na Itália na 2ª Guerra Mundial, em 1944 e 1945.

Major Veras morreu na terça-feira, 29, aos 97 anos. Ele foi velado na quarta-feira e o sepultamento ocorreu na manhã de hoje, no cemitério São João Batista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em 2019, nos 80 anos do início da guerra, Veras foi entrevistado pelo O POVO. "Perguntavam se eu não tinha medo de morrer, de cair bomba em mim. Eu dizia: 'Eu não, qualquer coisa se jogarem uma eu pulo pra frente'", brincava aos 94 anos naquela época.

Naquele mesmo ano, ele também foi entrevistado pelo O POVO em solenidade de homenagem aos combatentes da batalha do Monte Castelo. "Foi um período difícil, mas importante para o Brasil. Tínhamos consciência disso", afirmou o veterano na ocasião.

Assista a vídeo que tem depoimento do major Veras:

"Foram muitos meses de batalha, mas na volta foi só comemoração. Foi como quando o seu time faz um gol, todo mundo comemorava a vitória", relembrava.

A FEB foi composta por 25,7 mil brasileiros que combateram na Europa. Foram 377 cearenses. Seis deles morreram.

Leia também | 

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar