Quatro mulheres lideram disputa por vagas de desembargadora no TJ-CE; veja lista

São elas, por ordem de classificação, as juízas Rosilene Ferreira Facundo, Jane Ruth Maia de Queiroga, Silvia Soares de Sá Nobrega e Andréa Mendes Bezerra Delfino

Quatro juízas lideram a disputa por vagas de desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Com oito cadeiras abertas para magistrados, o pleno decide nesta quinta-feira (17) os nomes que irão ocupar os postos, que se somam aos 43 existentes.

A escolha do pleno é feita por listas, cada uma dispondo de quatro vagas: uma por antiguidade, da qual fazem parte juízes de entrância final ou mais experientes, e outra por merecimento, para cuja postulação é necessário atestar produtividade e deter titulação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No processo conduzido pelo tribunal, durante o qual os desembargadores atribuem notas até 100 para os candidatos, quatro mulheres encabeçam a lista por merecimento.

São elas, por ordem de classificação, as juízas Rosilene Ferreira Facundo, Jane Ruth Maia de Queiroga, Silvia Soares de Sá Nobrega e Andréa Mendes Bezerra Delfino.

O resultado oficial, porém, ainda não havia sido proclamado até o início da tarde de hoje. Além dessas quatro vagas, outras três por antiguidade devem ser definidas também nesta quinta.

A primeira vaga dessa lista foi suspensa após o pleno do TJ-CE decidir abrir procedimento de recusa ao juiz Francisco das Chagas Barreto Alves para o cargo de desembargador.

O magistrado foi condenado em 2015 pela corte por concessão irregular de liminares nos plantões do Judiciário em anos anteriores.

A proposta de abertura do processo foi sugerida pela presidente do tribunal, desembargadora Nailde Pinheiro, e acompanhada integralmente por todos os membros do pleno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar