Participamos do

Ao vivo: Assembleia Geral da ONU realiza reunião de emergência sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

O encontro é realizado pelos 193 países-membros da sessão emergencial da Assembleia Geral e pretende votar resolução condenando a ofensiva militar russa na Ucrânia
13:41 | Fev. 28, 2022
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Repórter de Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, iniciou, nesta segunda-feira, 28, às 12h de Brasília, a reunião emergencial com o objetivo de votar resolução condenando a ofensiva militar russa na Ucrânia. O encontro é realizado pelos 193 países-membros da sessão emergencial da Assembleia Geral.

Assista: 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente da Assembleia, Abdullah Shahid, abriu a reunião com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da guerra e em um discurso de defesa da paz destacou que armas são melhores quando não são utilizadas. A convocação da sessão de emergência foi aprovada neste domingo, 27, pelo Conselho de Segurança, quando 11 países votaram a favor, entre eles, o Brasil, os Estados Unidos e a França.

A Rússia foi contra a decisão, mas não pôde usar o poder de veto, por não ser permitido esse tipo de procedimento. Três nações se abstiveram na votação: a China, Índia e os Emirados Árabes Unidos.

Esta é a primeira vez desde 1982 que o Conselho de Segurança pede sessão de emergência da Assembleia Geral. O pedido de uma sessão sobre a Ucrânia ocorre depois que a Rússia vetou na sexta-feira um rascunho da ONU, a Resolução do Conselho de Segurança que teria deplorado a invasão de Moscou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags