Queiroga critica governadores e prefeitos contrários à prescrição médica para vacinação infantil

Ministro disse que a grande maioria dos gestores "não são médicos" e que eles estão "interferindo nas suas secretarias estaduais e municipais" da Saúde

O ministro Marcelo Queiroga (Saúde) afirmou, na manhã desta quarta-feira, 29, que governadores e prefeitos contrários à obrigatoriedade de prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid-19, defendida por ele próprio e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), estão interferindo em suas respectivas secretarias estaduais e municipais da Saúde.

“Governadores e prefeitos falam em não ter prescrição e pelo, que eu sei, a grande maioria deles não são médicos. Então, eles estão interferindo nas suas secretarias estaduais e municipais de Saúde”, disse o ministro em entrevista a jornalistas no Ministério da Saúde. No caso de Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT), é médico. A Capital e o Estado do Ceará, assim como cidades do interior, não devem tornar obrigatória a prescrição médica para imunização infantil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Queiroga, que é médico cardiologista, defendeu que estados e municípios se manifestem apenas por meio da consulta pública realizada pelo Ministério. O gestor defendeu que a consulta serve como uma ferramenta para tranquilizar os pais, no entanto a enquete gerou críticas de gestores e de especialistas em saúde pública que questionaram o que consideraram uma tentativa de fazer a discussão técnica tornar-se meramente opinativa.

O ministro demonstrou insatisfação ao ser questionado sobre os motivos pelo qual o gestor acredita ser necessário pedir prescrição médica para vacinar crianças, sendo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacinação, com imunizante específico da Pfizer, de crianças entre 5 e 11 anos de idade no Brasil. Queiroga não respondeu e entrou no prédio do Ministério da Saúde. O momento foi ao ar na GloboNews.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

queiroga vacinação brasil governadores prefeitos brasil ceará fortaleza ministro da saude ministerio da saude secretaria da saude

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar