Bolsonaro diz ter respondido consulta pública do Ministério da Saúde sobre vacinação infantil

Apesar da imunização de crianças ter sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o presidente vem defendendo que a imunização de crianças só ocorra mediante prescrição médica

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter participado da consulta pública sobre a vacinação de crianças de cinco a 11 anos aberta pelo Ministério da Saúde nesta semana. Apesar da imunização ter sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o presidente vem defendendo que a imunização de crianças só ocorra mediante prescrição médica e com o consentimento dos pais.

"Eu tenho uma filha de 11 anos. (...) Acho que qualquer procedimento tem que passar pelas mãos do médico", declarou hoje o presidente. A imunização de crianças nessa faixa etária, com aplicação de uma vacina específica da Pfizer, foi aprovada no Brasil no último dia 16.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Acabei de participar (da consulta)", disse Bolsonaro, alegando ter preenchido a pesquisa na condição de "cidadão". A enquete do Ministério da Saúde está sendo criticada por especialistas em saúde, que argumentam que o tema é científico e deve seguir critérios técnicos, e que a pasta teria transformado uma consulta pública numa enquete de opinião. Secretários estaduais da saúde têm se posicionado na direção contrária à do governo federal e não devem exigir documentos.

Parlamentares da oposição apresentaram notícia-crime, ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por suposto crime de prevaricação e incitação ao crime na esteira das divergências a respeito da vacinação infantil.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) questionaram a resistência do governo federal em incluir crianças no programa nacional de imunização, e acionaram o STF na última quarta-feira, 22.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bolsonaro ministerio da saude consulta publica vacinação infantil brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar