Inimigo do bolsonarismo, Paulo Freire ganha estátua na Universidade de Cambridge

O educador é o único brasileiro a ganhar uma escultura na instituição. O busto de Freire é definido pelos professores locais como um símbolo de "tolerância e diálogo" em tempos de "guerra cultural" no ambiente acadêmico

Em reconhecimento feito por grupo de acadêmicos britânicos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o educador brasileiro Paulo Freire ganhou uma escultura de bronze reproduzindo seu rosto na instituição. Atacado sistematicamente por integrantes do governo Jair Bolsonaro e pelo próprio presidente, o professor é reconhecido internacionalmente como um dos principais e mais influentes pensadores da história.

Inaugurado nesta semana, em um dos corredores da biblioteca da Faculdade de Educação, o busto de Freire é definido pelos professores locais como um símbolo de “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico. O educador é o único brasileiro a ganhar uma escultura na instituição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A obra adquirida pela universidade foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo e é idêntica às inúmeras encomendadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para celebrar o centenário de Paulo Freire, em 2021, em assentamentos do Brasil, segundo O Globo.

LEIA MAIS l Paulo Freire: por que o pensador brasileiro mais citado no Exterior é o mais polêmico no País

Nascido um século atrás, em 19 de setembro de 1921, Paulo Reglus Neves Freire deixou o Brasil após ter ficado preso por cerca de 70 dias. O golpe militar, em 31 de março de 1964, havia interrompido a implementação do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) do governo João Goulart, que replicaria e ampliaria experiências de Freire até aquele momento. 

Uma reportagem especial do O POVO comemorativa aos 100 anos de Freire, realizada pela jornalista Gabriela Custódio, mostra como o patrono da educação brasileira tornou-se Amado e reconhecido por muitos, além odiado por outros tantos. Considerado subversivo pelos militares no poder, foi preso e partiu para o exílio em setembro de 1964. 

Inúmeras homenagens foram recebidas por Paulo Freire em vida. Outras tantas foram prestadas in memoriam. Em março de 1988, esteve em Fortaleza para receber a medalha Frei Tito de Alencar, e naquele mesmo ano a Universidade Federal do Ceará (UFC) atribuiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa. Em abril de 1996, tornou-se cidadão cearense por meio da lei nº 12.569.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Paulo Freire estátua educação Brasil Cambridge Inglaterra

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar