PoderData: Moro se aproxima de Lula e vira candidato mais competitivo contra petista

O ex-ministro emplaca menor diferença entre todos os pré-candidatos testados contra Lula, em simulações de 2º turno. Petista segue liderando em todos os cenários

Em um eventual segundo turno das eleições de 2022, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) é o candidato mais competitivo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira, 25, se as eleições fossem hoje, Moro ficaria 17 pontos percentuais atrás do petista, perdendo por 48% a 31% em um confronto.

Segundos turnos

Lula 48%
Moro 31%

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Lula 54%
Bolsonaro 31%

Lula 47%
Doria 24%

Lula 50%
Leite 20%

Lula 53%
Pacheco 14%

Essa é menor diferença entre todos os pré-candidatos testados contra Lula. O ex-presidente segue liderando em todas as simulações de 2º turno testadas pela pesquisa, inclusive com os possíveis pré-candidatos tucanos. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem se distanciado de Lula. Ele marca 31% contra 54% do petista, uma diferença de 23 pontos percentuais. No último levantamento, a distância era de 15 p.p.

É a primeira pesquisa realizada pelo PoderData após a filiação de Moro ao Podemos. Ela foi realizada por telefone entre os dias 22 e 24 de novembro, em parceria com o Grupo Bandeirantes. Foram 2.500 entrevistas em 459 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento possui margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos cenários de 1º turno, Lula lidera com 34% e Bolsonaro aparece em 2º lugar com 29%. Moro empata tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB), com 8%. O ex-juiz manteve o desempenho desde a rodada anterior, quando tinha de 7% a 8%.

Cenário com João Doria

Lula (PT) – 34%
Bolsonaro (sem partido) – 29%
Sergio Moro (Podemos) – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
João Doria (PSDB) – 5%
Henrique Mandetta (DEM) – 3%
Alessandro Vieira (Cidadania) – 2%
Cabo Daciolo – 2%
Rodrigo Pacheco – 0%
Luiz Felipe D’Ávila (Novo) – 0% Branco/nulo – 6%
Não sabem – 3%

Cenário com Eduardo Leite

Lula (PT) – 36%
Jair Bolsonaro (sem partido) – 27%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Sergio Moro (Podemos) – 8%
Eduardo Leite (PSDB) – 5%
Cabo Daciolo (Brasil 35) – 3%
Henrique Mandetta (DEM) – 2%
Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%
Luiz Felipe d’Ávila (Novo) – 0%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
Branco/nulo – 7%
Não sabem – 1%



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições pesquisa presidente Lula Bolsonaro Moro Ciro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar