Participamos do

Música Admirável Gado Novo é citada no Enem e repercute nas redes sociais

Pessoas críticas ao governo Bolsonaro associaram a canção aos apoiadores do presidente; há poucos dias, Bolsonaro afirmou que o Enem começava a "ter a cara do governo"
12:21 | Nov. 22, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma questão pautou as discussões na internet. Um trecho da prova, que citava a música "Admirável Gado Novo", do cantor Zé Ramalho, viralizou nas redes sociais pela associação que internautas fizeram da obra com os apoiadores do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O trecho “Vocês que fazem parte dessa massa; Que passa dos projetos do futuro; É duro tanto ter que caminhar; E dar muito mais do que receber; Ê, oô, vida de gado; Povo marcado ê; Povo feliz” foi abordado em uma questão da prova de Ciências Humanas acompanhado da pergunta: "Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?".

As alternativas na prova eram: “militância política; passividade social; altruísmo religioso; autocontrole moral e inconformismo eleitoral”. Nas redes sociais, no entanto, pessoas críticas ao governo Bolsonaro associaram a canção aos apoiadores do presidente, apelidados de "gado" nos últimos anos. Somado a isso, usuários lembraram que há poucos dias Bolsonaro afirmou que a prova do Enem começava a "ter a cara do governo".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O cantor Zé Ramalho disse ser uma recompensa sua obra ter sido citada no Enem 2021. "É uma prova de que essa letra contém situações sociais e políticas atualizadas, acho que para sempre. Desde que o conceito de 'atualizada' refere-se à situação também 'para sempre' do povo brasileiro", refletiu, em nota enviada ao portal G1.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags