Inquérito que investigava filhos de Lula por sonegação é arquivado
A decisão atende a uma pedido do Ministério Público Federal, que defendeu o encerramento da investigação tendo em vista a decisão do STF que julgou o ex-juiz Sergio Moro parcial nos casos envolvendo Lula
01:52 | Nov. 19, 2021
A juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo, arquivou um inquérito que investigava três filhos do ex-presidente Lula por sonegação. Os alvos eram Fabio Luis, Marcos Cláudio e Sandro Lula da Silva.
Leia mais
A decisão, proferida nesta quinta-feira, 18, atende a uma pedido do Ministério Público Federal (MPF), que solicitou o encerramento da investigação que apurava pagamentos feitos por empresas dos filhos do petista. A informação é da coluna da jornalista Bela Megale, para O GLOBO. "Acolho a promoção de arquivamento formulada pelo Ministério Público Federal", escreveu Maria Isabel do Prado.
O MPF acatou o pedido da defesa de Marcos Cláudio e Sandro, representada por Cristiano Zanin. O advogado argumentou que o inquérito foi instaurado a partir de quebras de sigilo e medidas de busca e apreensão determinados pelo ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro. Como a decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho, que considerou Moro parcial nos casos envolvendo o petista, Zanin defendeu que as provas eram nulas.
O MPF, por sua vez, seguiu o mesmo entendimento, e a juíza determinou o arquivamento do caso. “Com razão a defesa. Uma vez reconhecida a ilicitude dos elementos de convicção amealhados nas ações penais originárias que evidenciaram o recebimento de rendimentos tributáveis, resta prejudicada a caracterização do delito de sonegação”, escreveu o MPF, ao solicitar o encerramento da investigação.
Mais notícias de Política
Leia mais
-
Planalto expõe painel de 10 metros batizado com slogan de Bolsonaro em 2018
-
Moro nega 'cruzada pessoal' contra Lula e defende Lava Jato
-
Após decisão do STF, Lira coloca em dúvida transparência de emendas do passado
-
Senado aprova texto que tipifica injúria racial como racismo
-
Alexandre determina trancamento de investigação contra delegado afastado da PF
-
Alexandre manda investigar vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara por racismo
-
Justiça afasta servidor do Ministério do Desenvolvimento por desvios na PB
-
Familiares de vítimas da Covid e juristas vão pedir impeachment de Bolsonaro com base na CPI