Participamos do

No Cariri, Camilo cumpre agenda ao lado de Ciro e de candidatos do PDT à sucessão

Essa é a primeira vez em que Camilo mantém agenda oficial com todos os possíveis nomes do PDT apontados como potenciais concorrentes na briga pelo Abolição no ano que vem
17:06 | Nov. 13, 2021
Autor Henrique Araújo
Foto do autor
Henrique Araújo Repórter Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em evento no Cariri na manhã deste sábado, 13, o governador Camilo Santana (PT) se encontrou com o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) e os quatro pedetistas cotados para a sucessão estadual em 2022: a vice-governadora Izolda Cela, o secretário de Estado Mauro Filho (Planejamento), o ex-prefeito Roberto Cláudio e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

Pelas redes sociais, RC anunciou no começo da tarde: “Estive, nesta manhã, ao lado do governador Camilo Santana e de autoridades políticas participando da inauguração do Teleférico do Caldas, em Barbalha”.

O ex-gestor de Fortaleza publicou foto em que aparece ao lado de Camilo e de Izolda, Mauro e Evandro. Dentro do PDT, o quarteto vem participando de uma série de rodadas de debates para a escolha do representante da sigla na disputa pelo Governo do Estado em 2022.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa é a primeira vez em que Camilo mantém agenda oficial com todos os possíveis nomes do PDT apontados como potenciais concorrentes na briga pelo Abolição no ano que vem. O gesto contém mensagem clara sobre as preferências do petista, para quem os dois partidos (PT e PDT) têm de trabalhar juntos.

O encontro, porém, tem outra simbologia: o Cariri é terra do governador, região de influência política direta do chefe do Executivo e área vital para os interesses políticos tanto de governistas quanto de opositores como Capitão Wagner (Pros), que visitou Juazeiro do Norte recentemente e tem mantido encontros frequentes com lideranças locais.

Além dos quatro cotados para o Governo, estavam presentes na caravana em Barbalha o prefeito de Fortaleza José Sarto, o deputado estadual Fernando Santana (PT) e o federal José Guimarães (PT), que tem defendido no PT manutenção da aliança com o PDT para 2022, embora uma ala petista tenha encampado a tese da candidatura própria.

Também pelas redes, Ciro compartilhou fotos do encontro e mensagem semelhante à divulgada por RC minutos antes. “Hoje estive com o governador Camilo Santana na inauguração do teleférico de Barbalha, que ajudará a incrementar o turismo na região. Recomendo a visita!”, escreveu.

O pedetista retomou a pré-campanha ao Planalto nesta semana, após breve suspensão das atividades na esteira de votação de deputados do partido na PEC dos precatórios – no 1º turno, a bancada do PDT foi majoritariamente favorável à aprovação da medida, classificada por Ciro como “PEC do calote”.

Depois do resultado, o pré-candidato fez pressão para mudar o voto dos colegas de legenda. O gesto, que acabou fazendo efeito e provocando recuo de parlamentares trabalhistas, não foi suficiente para garantir o insucesso da PEC, aprovada em 2º turno por 323 votos a 172.

A visita ao Cariri com Camilo e outros aliados no Ceará é uma das primeiras agendas presenciais de Ciro depois da volta à pré-campanha eleitoral. Assim como Guimarães, o presidenciável postula que PT e PDT resguardem a aliança no estado no pleito que se aproxima.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente