Irmão de Sarto, secretário da Cultura chama reitor da UFC de "interventor" em ofício

O termo ganhou força entre estudantes e setores da oposição ao governo Bolsonaro para referir-se ao atual reitor após ele ser nomeado mesmo não tendo sido o mais votado em consulta à comunidade acadêmica

Ofício assinado pelo secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, irmão do prefeito da Capital, Sarto Nogueira (PDT), refere-se ao reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, como “interventor” da mesma instituição. O termo é usado, principalmente, por estudantes que não concordam com a escolha do atual gestor para o cargo; feita ainda em 2019.

O documento onde ocorreu a gafe, solicita ao reitor da UFC que sejam indicados dois representantes da universidade para compor os quadros do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC), da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, sendo um titular e um suplente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O termo “interventor” ganhou força entre estudantes da UFC e setores da oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para referir-se ao atual reitor da UFC após ele ser nomeado por Bolsonaro mesmo não tendo sido o mais votado em consulta à comunidade acadêmica (alunos, servidores e corpo docente), em uma lista tríplice produzida pela instituição.

Em nota, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou que "houve um erro ao redigir ofício direcionado ao reitor" e que um novo documento será expedido com a "denominação correta". Ainda segundo a pasta, o secretário Elpídio Nogueira já entrou em contato com Cândido para esclarecer o equívoco.

O processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior é regulamentado por decreto que estabelece que, a cada quatro anos, as universidades federais promovam uma eleição para indicar três nomes que formam a lista. Essa relação é enviada ao Ministério da Educação (MEC) e a escolha cabe à Presidência da República. Desde o primeiro governo do ex-presidente Lula (PT), os gestores escolhidos eram sempre os primeiros colocados nas listas recebidas pelo MEC.

Em 2019, ano em que Cândido foi escolhido para o cargo, o MEC ressaltou que "não há hierarquia na lista tríplice, ou seja, qualquer um dos três nomes pode ser indicado para o cargo de reitor e vice-reitor". À época, alunos, professores e servidores da UFC realizaram atos contra a nomeação e em defesa da "autonomia e democracia” da universidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ufc bolsonaro candidao albuquerque sarto nogueira elpidio nogueira secretaria de cultura fortaleza ceará brasil universidade federal do ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar