No interior da Paraíba, Doria pergunta quem dali já foi para Dubai e é criticado

Ao dissertar sobre soluções para a seca que assola o Nordeste, Doria citou o exemplo da cidade nos Emirados Árabes, que prosperou em meio ao deserto, e pediu à plateia que aqueles que já tivessem ido a Dubai levantassem o braço

Durante passagem pelo município de Guarabira, no interior da Paraíba, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), causou mal estar ao perguntar quem dali já foi para Dubai. Ao dissertar sobre soluções para a seca que assola o Nordeste, o tucano citou o exemplo da cidade nos Emirados Árabes, que prosperou em meio ao deserto, e pediu à plateia que aqueles que já tivessem ido a Dubai levantassem o braço. Apenas dois deputados se manifestaram.

Em campanha de prévias presidenciais do PSDB, Doria esteve no município que fica a cerca de 100 quilômetros da capital João Pessoa, no último sábado, 23. O episódio aconteceu durante coletiva para a imprensa local na Câmara de Vereadores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Gutemberg Cardoso (@gutembergc) October 23, 2021

"É possível mudar. Vá a Dubai, nos Emirados Árabes, onde São Paulo tem um escritório que foi inaugurado em fevereiro de 2020. Dubai era um deserto completo. Completo. Não tinha um fio de água. Quem aqui já foi a Dubai, se puder levantar o braço. Alguém aqui já teve essa oportunidade ? É uma transformação.", afirmou Doria.

Estavam presentes o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB), vereadores do município, o prefeito de Guarabira, Marcos Diogo, o presidente do diretório do PSDB da Paraíba, Pedro Cunha Lima, e a deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB).

Segundo informações do O Globo, tucanos que acompanhavam o encontro não receberam bem o comentário, que segundo eles, destoou da realidade local.

"Aqueles que entendem a realidade local do brejo paraibano sabem que ir a Dubai é algo distante" afirma, reservadamente, um correligionário.

Apoiadora declarada de Doria nas prévias, a deputada Edna Henrique saiu em defesa do governador paulista:

"Todos compreenderam que ele (Doria) se referia a uma região e a um país que têm as mesmas características secas e mesmo assim conseguiram se desenvolver. O riso foi porque só o Ruy Carneiro (deputado) levantou o braço. A região do brejo é riquíssima, exportadora de avicultura. Era uma entrevista com jornalistas e pessoas que conhecem e sabem muito bem o que é Dubai", afirma Edna. "Não vi nada demais ele fazer essa pergunta. Ele (Doria) perguntou também: "quem não sofreu a dor da perda que passamos na pandemia?" E o governador tem esse jeito de comunicar fazendo perguntas. Estranhei os comentários críticos", completou.

Doria viaja nesta segunda-feira, 25, para a Expo Dubai para ampliar negócios entre São Paulo e os Emirados Árabes. Empresários e companhias como BRF, Ambev e Raízen integram a comitiva.

Em nota, a assessoria de comunicação de Doria na campanha nas prévias do PSDB informa que a pergunta do governador sobre quem foi a Dubai foi "apenas retórica para explanar como a seca que tanto afeta milhões no Brasil, pode ser amenizada quando há vontade política e investimento tecnológico".

"Ao visitar a cidade de Guarabira, na região do Brejo da Paraíba, em campanha pelas prévias do PSDB na última sexta-feira, o governador João Doria explicou como a tecnologia pode amenizar a seca e expandir a capacidade de produção agrícola. Ao ser questionado, em coletiva de imprensa, na Câmara Municipal ao lado de lideranças políticas, citou o mecanismo de gotejamento e usou como exemplo a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, que aplicou a tecnologia e revolucionou a produção de frutas. A pergunta foi apenas retórica para explanar como a seca, que tanto afeta milhões no Brasil, pode ser amenizada quando há vontade política e investimento tecnológico", diz a nota da assessoria do governador paulista.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dória paraíba dubai pergunta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar