Lei que proíbe eutanásia de cães e gatos de rua é sancionada por Bolsonaro

Pela nova lei, somente os animais com doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis, que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais, poderão sofrer eutanásia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira, 20, a lei de coautoria do deputado Celio Studart (PV), que estabelece a proibição da eutanásia de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos similares que abrigam animais recolhidos das ruas. O texto foi aprovado no final de setembro pelo Congresso Nacional e também é assinado pelo deputado federal Ricardo Izar (PP-SP).

Pela nova lei, somente os animais com doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis, que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais, poderão sofrer eutanásia. Neste caso, o procedimento deve estar devidamente justificado por laudo veterinário prévio. O presidente destacou a sanção nas redes sociais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 21, 2021

"A ideia central do projeto é a proteção animal e o incentivo à adoção, retirando de cena o abatimento desmotivado e desarrazoado de animais sem doença infectocontagiosa incurável", informou a Secretaria-Geral da Presidência da República, em comunicado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eutanásia cães gatos lei célio studart

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar