De Lula a Ciro, políticos celebram nas redes sociais o Dia do Nordestino

Políticos de todo o Brasil fazem tributos ao Nordeste em suas redes sociais; entre eles, estão incluídos Ciro Gomes (PDT), Marcelo Freixo (PSB) e Lula (PT)

O ex-presidente Lula, o ex-ministro Ciro Gomes, o ministro das Comunicações Fábio Faria e outras figuras públicas exaltaram a coragem, perseverança e alegria de seus conterrâneos para comemorar o dia do Nordestino nas redes sociais. Elogios às diversidades culturais, materiais e intelectuais também estiveram presentes por meio de roupas típicas e referências a autores, artistas e intelectuais da região. O Nordeste é estratégico para as eleições de 2022. Nas últimas eleições, o PT teve hegemonia entre os 9 estados, mas viu o hoje presidente Jair Bolsonaro ter desempenho expressivo em relação a outros adversários. 

— Ciro Gomes (@cirogomes) October 8, 2021

Entre os políticos cearenses que postaram em suas redes sociais, além de Ciro, estão Luizianne Lins (PT) e Cid Gomes (PDT). Outros nordestinos que também se manifestam, estão: o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho e o ministro Fábio Faria, ambos nascidos em Natal (RN), além da deputada federal pernambucana Marília Arraes (PT), que nesta semana ganhou destaque após o presidente Jair Bolsonaro vetar um parte de projeto de sua autoria que previa a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda. 



De outras regiões, comemoram Alexandre Padilha (PT), além de Guilherme Boulos (Psol) e Marcelo Freixo (PSB), que enaltecem os nordestinos migrantes vivendo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.


— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 8, 2021



O dia 8 de outubro é considerado o dia do Nordestino desde 13 de julho de 2009. A proposta de lei foi criada em São Paulo pelo então vereador do PT: Francisco Chagas, natural de Riachuelo (RN). A intenção era homenagear o centenário da Patativa do Assaré. Mas, hoje, trata-se da consagração de toda a cultura nordestina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia do nordestino mensagens políticos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar