Bolsonaro aparece com 6 dedos em post de resumo de participação na Assembleia da ONU

Montagem com a foto do presidente utiliza filtros que o fazem parecer ter um dedo a mais, situação que gerou uma série de comentários e piadas na Internet

Uma publicação que serviria para celebrar a participação do presidente Jair Bolsonaro no encontro das Nações Unidas acabou virando motivo de piada na Internet. Isso porque a montagem acabou deixando o mandatário com seis dedos em uma mão só. A foto rendeu uma enxurrada de comentários e compartilhamentos, além de comparações com o ex-presidente Lula, que perdeu um mindinho da mão esquerda na época em que trabalhava em uma metalúrgica.

Na imagem, Bolsonaro aparece sério, com a mão ao peito, ao lado de pontos do discurso dele na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O post repete informações enganosas, como a afirmação de que o país é o que mais preserva o meio ambiente e de que o Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas pelo mundo com produtos agrícolas.

Seguindo o critério de cobertura florestal, estabelecido pela ONU e Banco Mundial, o país aumentou em quase 100% o desmatamento anual em 2021, em comparação com 2018, antes do início do atual governo.

Já a informação de que o Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas no mundo é distorcida, segundo checagem do UOL Confere. A agricultura brasileira é 10% da produção mundial de trigo, soja, milho, arroz e cevada, o que poderia alimentar até 10% da população mundial (800 milhões), incluindo brasileiros. Mas seria necessário levar em conta fatores como desperdício na cadeia produtiva ou uso dos produtos para outros fins que não o consumo humano.

Confira algumas das reações à publicação:

— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) September 22, 2021

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bolsonaro seis dedos ONU montagem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar