Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

André Figueiredo afirma que PDT "já tem fechado" apoio a candidatura de Camilo ao Senado

Ao programa Jogo Político, o parlamentar comentou sobre os diálogo durante um cenário de saída do senador Tasso Jereissati (PSDB) no Congresso Nacional
18:54 | Set. 14, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Repórter Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O deputado federal André Figueiredo (PDT) afirmou nesta terça-feira, 14, que o partido já bateu o martelo sobre o apoio à candidatura do governador Camilo Santana (PT) ao Senado Federal em 2022, caso o petista decida disputar a vaga. Ao programa Jogo Político, o parlamentar comentou sobre os diálogo durante um cenário de saída do senador Tasso Jereissati (PSDB) no Congresso Nacional. 

LEIA MAIS l Tasso diz pela primeira vez que não pretende tentar reeleição ao Senado em 2022

"O Tasso é um dos grande orgulhos do Ceará, foi um grande governador, é um grande senador e nosso parceiro de caminhos e de visão do Brasil e do Ceará. Lamentavelmente, só teremos uma vaga, e no caso do governador Camilo sair candidato nós do PDT já temos praticamente fechado 100% com a candidatura do Camilo", disse o pedetista. 

Nesta terça, Tasso afirmou pela primeira vez que não possui interesse em disputar reeleição para o Senado Federal nas eleições de 2022. Figueiredo destacou que o partido, por intermédio da liderança do senador Cid Gome e do presidenciável Ciro Gomes, já pretende promover diálogos que defendam "manter o respeito" pelo tucano no Ceará. 

Atualmente, o Tasso tem se apresentado como pré-candidato nas prévias em que o PSDB escolherá o candidato do partido à Presidência da República, marcadas para 21 de novembro. Todavia, a expectativa entre os membros do partido é de que o senador desista da disputa para apoiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jogo Político entrevista deputado André Figueiredo sobre sucessão de Camilo; assista

Política
16:11 | Set. 14, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O programa Jogo Político desta terça-feira, 14 de setembro, entrevista o deputado federal André Figueiredo (PDT) sobre temas como os encontros regionais da legenda no Ceará que iniciaram o processo para escolha do nome que deverá concorrer à sucessão do governador Camilo Santana (PT). O programa vai ao ar a partir das 17h30min com transmissão nas plataformas digitais (Facebook, Twitter e YouTube) do O POVO.

LEIA MAIS l PDT trabalha com quatro nomes para a sucessão de Camilo em 2022

Além do processo de seleção interno entre os pedetistas, Figueiredo deve ser questionado sobre os atos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) registrados no último fim de semana e temas vinculados às eleições gerais do ano que vem. Esta semana, o quadro Confronto das Ideias recebe o deputado federal Célio Studart (PV) e o advogado Maia Filho. Ambos vão expor pensamentos a respeito das falas de Bolsonaro nos atos de 7 de Setembro.

No Histórias do Poder, o editor de Cotidiano e colunista de política Érico Firmo fala sobre o voto dos analfabetos e como o número de eleitores disparou a partir de 1985 com a possibilidade de voto para aqueles que não liam ou escreviam. Já no quadro Alguém me Disse, o jornalista Gualter George fala sobre o silêncio do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) no debate sobre as armas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Qual o saldo do 7 de setembro para Bolsonaro?

Jogo Político #150
19:06 | Set. 09, 2021
Autor
Tipo Opinião

O presidente Jair Bolsonaro comandou manifestações de 7 de setembro pelo Brasil, com desafio aberto ao Supremo Tribunal Federal (STF), anúncio de que não cumprirá decisões do ministro Alexandre de Moraes e ameaças. Mostrou o tamanho do apoio que possui e agitou aqueles que estão ao seu lado. Porém, isolou-se ainda mais, despertou reações e reduziu margem de manobra. No fim das contas, o saldo é positivo ou negativo para o presidente? Esse é o tema do episódio 150 do podcast Jogo Político.

Ouça o podcast Jogo Político:

Os jornalistas do O POVO consideram que Bolsonaro conseguiu, sim, levar muita gente às ruas. Mas, em quantidade insuficiente para atender aos seus propósitos de intimidar os outros poderes. Bolsonaro apostou alto e sai perdendo, consideram os analistas.

Participam do Jogo Político #150 o repórter de Polícia do O POVO, Carlos Holanda, que cobriu in loco os atos; o editor-chefe de Opinião e colunista, Guálter George; e o editor de Cotidiano e colunista, Érico Firmo.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jogo Político entrevista Salmito Filho, presidente da CPI do Motim; assista

Política
15:27 | Ago. 31, 2021
Autor Vítor Magalhães
Foto do autor
Vítor Magalhães Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A 12º edição do Programa Jogo Político entrevista nesta terça-feira, 31, o deputado estadual Salmito Filho (PDT), presidente da recém-instalada Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Motim na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Os deputados cearenses devem investigar repasses a associações de militares e atuação das mesmas durante o motim da Polícia Militar ocorrido em fevereiro de 2020.

O programa inicia às 17h30min, com transmissão via Facebook, Twitter e YouTube do O POVO. A apresentação é da editora de mídias sociais do O POVO, Glenna Cherice.

Nesta terça-feira, a CPI do Motim aprovou requerimentos durante sua primeira sessão. Um deles solicita à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) os relatórios de repasses financeiros realizados para associações de policiais e bombeiros militares. Um segundo demanda os dados financeiros dessas entidades desde 2010 até este ano; período que engloba os motins de agentes de segurança ocorridos em 2012 e 2020.

Além disso, o Jogo Político traz ainda o quadro Confronto das ideias que conta com a participação dos deputados federais Heitor Freire (PSL) e Idilvan Alencar (PDT); ambos irão expor seus pontos de vista a respeito das manifestações marcadas para o próximo dia 7 de setembro, em todo o Brasil, que são incentivadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

No quadro Histórias do Poder, o jornalista Érico Firmo falará sobre a venda do Nordeste aos holandeses e no quadro Alguém me disse o editor de opinião do O POVO, Gualter George, analisa a CPI do Motim no contexto das próximas eleições para governo do Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tasso, Cid, Eunício, Psol: o saldo político de Lula no Ceará

PODCAST JOGO POLÍTICO
20:05 | Ago. 25, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Opinião

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o fim de semana no Ceará onde, muito mais que agenda pública, ele fez política e se mexeu nos bastidores. Encontrou antigos e novos adversários. Esteve com Tasso Jereissati (PSDB), Cid Gomes (PDT), Eunício Oliveira (MDB), além de Psol e PCdoB. Com Camilo Santana (PT) passou bastante tempo. O que Lula pretende com articulação tão ampla? Quais os resultados pode ter? Quais os reflexos para a política do Ceará e para esses políticos? Esse é o assunto do episódio 148 do Jogo Político.

Ouça o podcast Jogo Político:

Estão no Jogo Político os jornalistas Tânia Alves, coordenadora de Jornalismo Impresso, Guálter George, editor-chefe de Opinião e colunista de Política; Carlos Mazza, repórter de Política e colunista; e Érico Firmo, editor de Cotidiano e colunista de Política.

O Jogo Político está semanalmente na Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"Corrigir os erros e continuar trabalhando", diz Antônio Henrique sobre vídeo de Sarto

Câmara de Vereadores
18:28 | Ago. 24, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique (PDT), comentou sobre os vídeos que circulam desde o último domingo, 22, que mostram o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), sem máscara em uma festa. Mais cedo, o chefe do Executivo municipal pediu desculpas pela atitude.

Ao programa Jogo Político, o presidente da Casa disse que “algumas falhas são naturais do ser humano” e ressaltou que o gestor deve “continuar trabalhando querendo acertar”. “Algumas falhas que acontecem são naturais do ser humano. Qual o ser humano que não errou? Eu defendo que a gente possa corrigir os erros e continuar trabalhando querendo acertar e fazer mais pelas pessoas”, disse o vereador.

Segundo Henrique, o foco no momento deve ser o trabalho realizado pelo Executivo em prol do combate ao Covid-19 na capital. “Nós temos hoje em Fortaleza mais de 1,7 milhões de pessoas vacinadas na nossa cidade. Temos grande número de pessoas que já foram vacinadas com a segunda dose. Todo trabalho que foi feito pelo executivo que está sendo fiscalizado pelo legislativo é na intenção de salvar vidas e preservar a vida das pessoas”, disse. 

Assista ao vivo: 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags