Em último mês de atividades, CPI da Covid deve votar relatório em 29 de setembro

Por videoconferência, os parlamentares da comissão definiram ajustes na agenda de depoimentos nos últimos dias de atividades.

15:00 | Set. 13, 2021

Por: Filipe Pereira
Brasilia em 17 de agosto de 2021, Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) que teria elaborado um estudo paralelo segundo o qual metade das mortes confirmadas no Brasil por covid-19 não teria ocorrido. Mesa: presidente da CPIPANDEMIA, senador Omar Aziz (PSD-AM); relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Após reunião realizada neste domingo, 12, a cúpula da CPI da Covid definiu que o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) deverá ser apresentado até o próximo dia 23 e votado pelos senadores no dia 28 ou 29 de setembro. Por videoconferência, os parlamentares da comissão definiram ajustes na agenda de depoimentos nos últimos dias de atividades. 

Nesta terça-feira, 14, a CPI deve ouvir o depoimento de Marcos Tolentino. O juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara da Justiça Federal em Brasília, determinou que o advogado receba uma intimação para comparecer à oitiva. Caso ele se recuse a depor, poderá ser conduzido coercitivamente.

O depoente Marconny Albernaz Faria está previsto para a quarta-feira, 15. Acusado de fugir de depoimento, ele é apontado como lobista influente, com bom trânsito no Ministério da Saúde, e de laços estreitos com parentes e pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na quinta-feira, 16, no entanto, a CPI não mais ouvirá a advogada Karina Kufa. No lugar dela, será convocado Danilo Trento, da Precisa. Ele foi mencionado pelo empresário José Ricardo Santana, suspeito de ter participado de ações para fraudar licitações de compra de testes rápidos para Covid-19 ao Ministério da Saúde no valor de R$ 1 bilhão, assim como no envolvimento em episódios de tentativas de venda de vacina ao órgão

Na sexta-feira (17), segundo Randolfe, a intenção dos senadores é chamar alguém para falar sobre a atuação da operadora de saúde Prevent Senior. O senador disse que, até o meio desta semana, o colegiado vai avaliar se convocarão, de fato, Karina Kufa, que é advogada da família Bolsonaro, e deliberarão ainda sobre a convocação de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente.