Bolsonaro fala em reunião com Poderes amanhã, mas Fux, Lira e Pacheco desconhecem convite

Presidentes do STF, Câmara e Senado disseram desconhecer reunião citada por Bolsonaro durante discurso em atos antidemocráticos desta terça-feira

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Supremo Tribunal Federal (STF) disseram desconhecer reunião citada por Jair Bolsonaro em discurso nesta terça-feira, 7, durante participação em protestos pró-governo em Brasília.

"Amanhã estarei no conselho da República juntamente com ministros para nós, juntamente com presidente da Câmara, Senado e do STF, com esta fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos devemos ir", disse o presidente, durante participação em ato com ameaças golpistas ao Congresso e STF ocorrido na Esplanada dos Ministérios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também: Entenda o que é e como funciona o Conselho da República

Em notas enviadas à imprensa, no entanto, tanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quando os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do STF, ministro Luiz Fux, afirmam que, até o início da tarde, não foram convidados para qualquer reunião neste sentido.

O Conselho da República é um órgão de consulta do presidente da República que se pronuncia sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. Ele foi criado pela Lei 8.041 de 1990. O presidente não tem a obrigação de colocar em prática medidas oriundas da consulta feita com o conselho.

O órgão é dirigido pelo presidente da República e composto também pelo vice-presidente, os presidentes da Câmara e do Senado, os líderes da maioria e da minoria nas duas Casas, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros com idade superior a 35 anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

7 de setembro presidente Jair Bolsonaro protestos 7 de setembro manifestações 7 de setembro Bolsonaro atos antidemocráticos Bolsonaro Bolsonaro STF Rodrigo Pacheco Arthur Lira Luiz Fux atos antidemocráticos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar