Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

CPI do motim cobra informações financeiras de associações desde 2010

Ambos os requerimentos são de autoria do relator da CPI, deputado Elmano de Freitas (PT). Período engloba os motins de agentes de segurança de 2012 e 2020
11:28 | Ago. 31, 2021
Autor Vítor Magalhães
Foto do autor
Vítor Magalhães Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Motim aprovou, nesta terça-feira, 31, dois requerimentos no início de seus trabalhos na Assembleia Legislativa do Ceará. Um deles solicita à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) os relatórios de repasses financeiros realizados para associações de policiais e bombeiros militares do Estado. Outro requerimento demanda os dados financeiros dessas entidades desde 2010 até 2021; período que engloba os motins de agentes de segurança de 2012 e 2020.

O requerimento solicita ainda cópia dos estatutos e atas de eleição e posse das diretorias, bem como a relação de diretorias eleitas desde a fundação das associações, além de eventuais mudanças de composição e as declarações de bens das entidades. Ambos os requerimentos são de autoria do relator da CPI, deputado Elmano de Freitas (PT).

Logo após o grupo analisar o requerimento cobrando informações fiscais e bancárias das associações, o deputado Soldado Noelio (Pros) levantou uma série de acusações antigas contra o autor do pedido de criação da CPI, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), na Justiça; dentre elas ofensas machistas e um atropelamento.

Aldigueri rebateu dizendo que foi absolvido em todos os casos, e lembrou que já foi aberto um B.O. contra Noelio por um estupro de adolescente, que foi arquivado. Em tréplica, Noelio disse que não teme a acusação, que foi leviana e foi retirada pela própria mãe da adolescente. "O que trouxe aqui foram documentos oficiais, não tenho preocupação nenhuma".

Noelio disse ainda que grupos "querem surrar a imagem da PM com a população". Elmano rebateu, afirmando que a PM é "muito maior" que algumas associações, e questionou se o deputado e opositor estaria "desesperado" com o início das investigações.

Com informações do repórter Carlos Mazza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Novo técnico do Ceará: lembre campanha do treinador em Athletico-PR, Corinthians e Grêmio

11:37 | Ago. 31, 2021
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a sequência de quatro jogos sem vitórias, que resultou na demissão do técnico Guto Ferreira, Tiago Nunes foi anunciado como novo treinador do Ceará. A diretoria alvinegra considera o perfil do gaúcho de 41 anos como ofensivo e moderno. Livre no mercado antes de assinar com o Vovô, Tiago teve três trabalhos anteriores: Athletico-PR, Corinthians e Grêmio.

No Furacão, clube que abriu as portas para o treinador gaúcho, em 2018, Tiago era técnico do sub-23 antes de assumir a equipe principal, substituindo Fernando Diniz. Nunes estreou nas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, precisando de uma vitória para se classificar, porém ficou no empate em 1 a 1. No Brasileirão, a equipe estava na 18ª colocação após 13 rodadas e na Sul-Americana iria encarar o Penarol-URU.

Apesar do cenário negativo, Tiago conseguiu tirar o CAP da 18ª posição para terminar o Campeonato Brasileiro na sétima colocação. Já na Sula, o treinador conseguiu título internacional eliminando equipes como Peñarol-URU, Fluminense e Junior Barraquilla-COL. Na passagem pelo CAP, Nunes fez 102 jogos, contando com estaduais, conseguiu 53 vitórias, 24 empates e 25 derrotas, chegando a um aproveitamento de 59,8%. Foram 156 gols marcados e 81 sofridos. Ainda conquistou a Sul-Americana (2018) e a Copa do Brasil (2019).

As boas atuações e as novas ideias chamaram a atenção de grandes times do cenário nacional. O Corinthians apostou no treinador com motivação semelhante a do Ceará. Após a demissão de Fábio Carille, querendo mudar a proposta de jogo para algo mais ofensivo, o Timão investiu na vinda de Tiago Nunes para o início da temporada 2020.

Comandando o clube paulista, o treinador não conseguiu repetir o feito do Athletico-PR e realizou somente 28 jogos. Foram 10 vitórias, 10 empates e 8 derrotas, com 32 gols marcados e 25 sofridos. O revés na final do Campeonato Paulista para o rival Palmeiras, a eliminação na pré-Libertadores e a fraca campanha na Série A levaram a demissão de Nunes no meio da temporada.

No Grêmio, em 2021, Tiago teve uma nova chance após assumir a equipe de Renato Gaúcho. Com um início promissor, o técnico emplacou uma sequência de nove jogos de invencibilidade (oito vitórias e um empate), entre o Gaúchão e a Sul-Americana, que só foram se encerrar no revés diante do Ceará, pela primeira rodada do Brasileirão. O treinador conquistou no período o campeonato estadual e a Recopa Gaúcha.

Após a derrota para Alvinegro, Tiago Nunes ainda emplacou mais duas vitórias – na Copa do Brasil e na Recopa Gaúcha – e conseguiu a classificar o Grêmio na terceira fase do principal mata-mata nacional. Porém, o treinador teve uma sequência negativa de sete jogos sem vencer na Série A, o que resultou na demissão após 20 jogos. Foram 10 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, e um aproveitamento de 58,3%, Apesar dos poucos jogos, foram 38 gols marcados e 19 sofridos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

População desempregada no Ceará cresce 30,6% em um ano e renda média dos empregados cai 14%

ECONOMIA
11:31 | Ago. 31, 2021
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A taxa de desocupação dentre as pessoas aptas ao trabalho no Ceará atingiu o patamar de 15% nos meses de abril, maio e junho de 2021. Ao todo, 563 mil cearenses estão sem nenhum tipo de trabalho, uma alta de 30,6% ante igual período no ano passado.

Desde o segundo trimestre de 2020, cerca de 132 mil pessoas ficaram desempregadas no Ceará. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 31 de agosto. 

O levantamento destaca ainda que, em um ano, o rendimento real bruto do trabalhador cearense caiu 14,1% com relação ao registrado no segundo trimestre de 2020. Conforme o IBGE, entre abril e junho de 2021, no Ceará, o rendimento mensal médio foi de R$ 1.682, menos de dois salários mínimos.

O Estado apresenta a segunda menor taxa de desocupação no Nordeste, ficando à frente apenas do Piauí, onde o desemprego atinge 14,9% dos aptos ao trabalho. Apesar disso, a taxa de desocupação do Ceará  ficou acima da taxa nacional, registrada em 14,1%.

Mesmo com aumento da desocupação, o número de trabalhadores cearenses inseridos no mercado de trabalho, formal ou informal, apresentou crescimento no segundo trimestre de 2021, conforme o IBGE. Entidade estima que das 7,6 milhões de pessoas em idade e condições de trabalho no Estado, 3,2 milhões estavam desenvolvendo alguma atividade de trabalho

Com esse patamar, o nível de ocupação no Estado cresceu 1,6 pontos percentuais ao passar de 40,4% no 1º trimestre de 2021 para 42,1% no 2º trimestre. O número estimado de empregados do setor privado com carteira de trabalho assinada foi de 785 mil pessoas. 

Ao todo, no Ceará, 53,9% das pessoas que desenvolvem alguma atividade laboral estavam alocadas no mercado informal. Percentual representa 1,7 milhão de cearense atuando sem nenhum tipo de vínculo formal de trabalho. Estado apresenta a sexta maior taxa de informalidade do Brasil. 

Para o cálculo da informalidade, o IBGE considera: empregado no setor privado sem carteira de trabalho assinada; empregado doméstico sem carteira de trabalho assinada; empregador sem registro no CNPJ; trabalhador por conta própria sem registro no CNPJ e trabalhador familiar auxiliar. 

No Estado, o setor privado é o que mais emprega, computando 785 mil pessoas com carteira assinada entre os meses de abril e junho de 2021. Apesar disso, o número de cearenses com força de trabalho subutilizado, isso é com carga horária de trabalho inferior a média da respectiva ocupação ou que realizam atividades laborais esporadicamente, é de 38,6%.  

Em cenário mais instável, o número de desalentados no 2° trimestre de 2021 no Ceará foi de 10,5%. O percentual significa que dentre a população em plena condição ao trabalho no Estado, 441 mil pessoas não possuíam qualquer perspectiva de inserção no mercado de trabalho formal ou informal e que em decorrência das condições adversas do mercado, desistiram de procurar emprego.

No comparativo com o trimestre anterior e também a igual período de 2020, o número de desalentados no Ceará não apresentou "variação significativa", conforme pesquisa do IBGE. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sem presença de convocados, CPI vota requerimentos nesta terça-feira

Política
11:18 | Ago. 31, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado vai dedicar a reunião desta terça-feira (31) à votação de requerimentos. Na reta final dos trabalhos e com previsão de apresentação do relatório final dos trabalhos pelo relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), no dia 21 de setembro, a mudança da pauta veio depois que o motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva, que prestou serviço à VTCLog, empresa responsável pela armazenagem e distribuição de medicamentos do Ministério da Saúde, ganhou na Justiça o direito de não comparecer ao depoimento marcado para hoje.

O habeas corpus foi concedido ontem (30) a noite pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas segundo o relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), a comissão vai recorrer da decisão e insistir na vinda de Ivanildo.

A convocação de Ivanildo, considerada fundamental pelo comando da CPI, foi aprovada após um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicar que o motoboy teria sacado cerca de R$ 4,7 milhões a serviço da empresa de logística. Segundo a CPI, ao todo, a VTClog teria movimentado de forma suspeita R$ 117 milhões nos últimos dois anos.

Plano B

Diante da decisão de Nunes Marques, a CPI tentou, sem sucesso, um plano B de depoimento para hoje. A diretora-executiva da VTCLog, Andréia Lima, que teve a convocação aprovada pelos senadores em 7 de julho foi chamada ontem as 22h para vir a Brasília hoje.

Com a convocação feita em cima da hora, a empresária informou aos integrantes da Comissão que teria “compromissos inadiáveis” e que, por isso, não poderia comparecer à sessão de hoje.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Polícia apreende cerca de 90 quilos de drogas em apartamento abandonado em Fortaleza

Denúncia anônima
10:41 | Ago. 31, 2021
Autor Levi Aguiar
Foto do autor
Levi Aguiar Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu cerca de 90 quilos de drogas em um apartamento abandonado no bairro Ancuri, Fortaleza, após denúncia na noite de segunda-feira, 30. Foram encontrados no local e apreendidos 84,5 quilos de maconha e 2.7 quilos de cocaína, além de três balanças, três facas, um estilete e sacos plásticos. 

A ação aconteceu após a Equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) receber uma denúncia anônima. A denúncia informava que em um apartamento abandonado no residencial José Euclides Ferreira Gomes haveria grande quantidade de drogas.

LEIA MAIS | Validade da carteira estudantil 2020 é prorrogada até 30 de setembro

Jovens relatam medo de ir a pontos de vacinação por causa de conflito entre facções

O material foi apresentado no 30º Distrito Policial para procedimentos cabíveis. Segundo informações divulgadas pela própria PMCE, os policiais militares foram até o local, por volta das 18h30, e chegando ao bloco do residencial notaram os moradores estavam apreensivos e fechando suas portas rapidamente. O apartamento inabitado se encontrava totalmente aberto, com indícios de que momentos antes da chegada dos agentes, indivíduos saíram do local.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Zona do euro: taxa anual do CPI salta para 3% em agosto, maior nível desde 2011

ECONOMIA
07:34 | Ago. 31, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro saltou para 3% em agosto, acelerando fortemente em relação à alta de 2,2% observada em julho, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, 31, pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado de agosto superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam taxa de 2,7%.
A prévia deste mês, a mais alta desde novembro de 2011, também ficou bem acima da meta de inflação do Banco Central Europeu (BCE), que é de 2%. Já o núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve acréscimo anual de 1,6% em agosto. Neste caso, a projeção do mercado era de alta de 1,5%. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags